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Título: Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR
Título(s) alternativo(s): Assistive technology in the university environment: a solution for deaf and hearing deficiency students - case UTFPR
Autor(es): Rempel, Lucas Starium
Jordão, Victor
Orientador(es): Cândido, Roberto
Palavras-chave: Estudantes surdos
Educação inclusiva
Tecnologia educacional
Deaf students
Inclusive education
Educational technology
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REMPEL, Lucas Starium; JORDÃO, Victor. Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A pessoa surda, ou que tenha alguma deficiência auditiva, muitas vezes encontra dificuldade de manter seus estudos nas universidades por diversos motivos, sendo os principais a carência na disponibilidade de intérpretes qualificados e uma falta intrínseca de treinamento para os docentes. A equiparação das dificuldades de aprendizado para os discentes é uma meta a ser atingida, pois promove a inclusão social e faz cumprir a lei federal 13.146 de 2015, que garante a educação a tal público. Para encurtar as distâncias de comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, a mesma lei sugere que sejam criadas e fomentadas tecnologias assistivas, e assim promover a inclusão social.
Abstract: People who are deaf or hard of hearing often find it difficult to maintain their studies on universities for a variety of reasons, the main ones being the lack of availability of qualified interpreters and an intrinsic lack of training for teachers. Equating learning disabilities for students is a goal to be achieved as it promotes social inclusion and enforces the federal law 13.146 of 2015, which ensures quality education for such a public. To shorten the communication gap between the hearing teacher and the deaf student, the same law suggests that assistive technologies be created and fostered, thus promoting social inclusion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846
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