Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846
Título: | Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR |
Título(s) alternativo(s): | Assistive technology in the university environment: a solution for deaf and hearing deficiency students - case UTFPR |
Autor(es): | Rempel, Lucas Starium Jordão, Victor |
Orientador(es): | Cândido, Roberto |
Palavras-chave: | Estudantes surdos Educação inclusiva Tecnologia educacional Deaf students Inclusive education Educational technology |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | REMPEL, Lucas Starium; JORDÃO, Victor. Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A pessoa surda, ou que tenha alguma deficiência auditiva, muitas vezes encontra dificuldade de manter seus estudos nas universidades por diversos motivos, sendo os principais a carência na disponibilidade de intérpretes qualificados e uma falta intrínseca de treinamento para os docentes. A equiparação das dificuldades de aprendizado para os discentes é uma meta a ser atingida, pois promove a inclusão social e faz cumprir a lei federal 13.146 de 2015, que garante a educação a tal público. Para encurtar as distâncias de comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, a mesma lei sugere que sejam criadas e fomentadas tecnologias assistivas, e assim promover a inclusão social. |
Abstract: | People who are deaf or hard of hearing often find it difficult to maintain their studies on universities for a variety of reasons, the main ones being the lack of availability of qualified interpreters and an intrinsic lack of training for teachers. Equating learning disabilities for students is a goal to be achieved as it promotes social inclusion and enforces the federal law 13.146 of 2015, which ensures quality education for such a public. To shorten the communication gap between the hearing teacher and the deaf student, the same law suggests that assistive technologies be created and fostered, thus promoting social inclusion. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Controle e Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COEAU_2019_2_05.pdf | 983,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.