Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rempel, Lucas Starium | - |
dc.creator | Jordão, Victor | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T17:56:38Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T17:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | REMPEL, Lucas Starium; JORDÃO, Victor. Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846 | - |
dc.description.abstract | People who are deaf or hard of hearing often find it difficult to maintain their studies on universities for a variety of reasons, the main ones being the lack of availability of qualified interpreters and an intrinsic lack of training for teachers. Equating learning disabilities for students is a goal to be achieved as it promotes social inclusion and enforces the federal law 13.146 of 2015, which ensures quality education for such a public. To shorten the communication gap between the hearing teacher and the deaf student, the same law suggests that assistive technologies be created and fostered, thus promoting social inclusion. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Deaf students | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR | pt_BR |
dc.title.alternative | Assistive technology in the university environment: a solution for deaf and hearing deficiency students - case UTFPR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A pessoa surda, ou que tenha alguma deficiência auditiva, muitas vezes encontra dificuldade de manter seus estudos nas universidades por diversos motivos, sendo os principais a carência na disponibilidade de intérpretes qualificados e uma falta intrínseca de treinamento para os docentes. A equiparação das dificuldades de aprendizado para os discentes é uma meta a ser atingida, pois promove a inclusão social e faz cumprir a lei federal 13.146 de 2015, que garante a educação a tal público. Para encurtar as distâncias de comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, a mesma lei sugere que sejam criadas e fomentadas tecnologias assistivas, e assim promover a inclusão social. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cândido, Roberto | - |
dc.contributor.referee1 | Leludak, Jorge Assade | - |
dc.contributor.referee2 | Garcia, Lilian Moreira | - |
dc.contributor.referee3 | Cândido, Roberto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Controle e Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COEAU_2019_2_05.pdf | 983,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.