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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRempel, Lucas Starium-
dc.creatorJordão, Victor-
dc.date.accessioned2022-04-05T17:56:38Z-
dc.date.available2022-04-05T17:56:38Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationREMPEL, Lucas Starium; JORDÃO, Victor. Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846-
dc.description.abstractPeople who are deaf or hard of hearing often find it difficult to maintain their studies on universities for a variety of reasons, the main ones being the lack of availability of qualified interpreters and an intrinsic lack of training for teachers. Equating learning disabilities for students is a goal to be achieved as it promotes social inclusion and enforces the federal law 13.146 of 2015, which ensures quality education for such a public. To shorten the communication gap between the hearing teacher and the deaf student, the same law suggests that assistive technologies be created and fostered, thus promoting social inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleTecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPRpt_BR
dc.title.alternativeAssistive technology in the university environment: a solution for deaf and hearing deficiency students - case UTFPRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA pessoa surda, ou que tenha alguma deficiência auditiva, muitas vezes encontra dificuldade de manter seus estudos nas universidades por diversos motivos, sendo os principais a carência na disponibilidade de intérpretes qualificados e uma falta intrínseca de treinamento para os docentes. A equiparação das dificuldades de aprendizado para os discentes é uma meta a ser atingida, pois promove a inclusão social e faz cumprir a lei federal 13.146 de 2015, que garante a educação a tal público. Para encurtar as distâncias de comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, a mesma lei sugere que sejam criadas e fomentadas tecnologias assistivas, e assim promover a inclusão social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cândido, Roberto-
dc.contributor.referee1Leludak, Jorge Assade-
dc.contributor.referee2Garcia, Lilian Moreira-
dc.contributor.referee3Cândido, Roberto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

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