Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27801
Título: | Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada |
Título(s) alternativo(s): | Stationary bench for experimental determination of the thermal performance of a heavy-duty automotive radiator |
Autor(es): | Rosa, Bruna Alessandra Senger da |
Orientador(es): | Alves, Thiago Antonini |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica Motores a diesel Meios de transferência de calor Permutadores térmicos Mechanical engineering Diesel motor Heat-transfer media Heat exchangers |
Data do documento: | 13-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ROSA, Bruna Alessandra Senger da. Bancada estacionária para determinação experimental do desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | Todos os veículos pesados que utilizam a combustão como geração de energia são considerados máquinas térmicas, esse calor gerado pela combustão é transferido por toda sua estrutura do bloco do motor através de condução pelos cilindros que vestem os pistões da máquina. O calor gerado deve ser retirado do sistema através de um sistema que seja responsável pela troca térmica do conjunto. O sistema de arrefecimento faz parte do funcionamento de motores a combustão em geral e é o elemento responsável pelas trocas térmicas entre o motor e o ambiente, todo sistema funciona para manter a temperatura ótima de funcionamento do veículo. Esse sistema compreende componentes que se tornam necessários para o bom funcionamento, sendo eles, bomba d’água, reservatório, trocador de calor, válvulas e sensores. Conhecendo sobre motores e o sistema de arrefecimento é possível realizar a descrição de uma bancada experimental que possa simular um sistema similar ao encontrado nos motores a combustão. Através de uma correlação dos componentes tem-se a descrição de um dispositivo capaz de estudar o desempenho térmico de um radiador automotivo de linha pesada. |
Abstract: | All heavy vehicles that use combustion as power generation are considered thermal machines, this heat generated by combustion is transferred throughout the engine block structure through the cylinders that dress the machine's pistons. The heat generated must be remove from the system through a system that is responsible for the thermal exchange of the set. The cooling system is part of the operation of combustion engines in general and is the element responsible for the thermal exchanges between the engine and the environment, the entire system works to maintain an optimal operating temperature for the vehicle. This system comprises components that are perfect for proper functioning, namely, water pump, reservoir, heat exchanger, valves and sensors. Knowing about engines and the cooling system, it is possible to describe an experimental bench that can simulate a system similar to that found in combustion engines. Through a correlation of the components, there is a description of a device capable of studying the thermal performance of a heavy-duty automotive radiator. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27801 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
bancadaestacionariadesempenhotermico.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons