Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27768
Título: | Abordagem da embriologia humana em livros didáticos de ciências - PNLD/2017 |
Título(s) alternativo(s): | Approach to human embryology in science textbooks - PNLD/2017 |
Autor(es): | Silva, Évelin Cristina da |
Orientador(es): | Bertoni, Danislei |
Palavras-chave: | Embriologia humana Gravidez na adolescência Ciência - Estudo e ensino Livros didáticos Embryology, Human Teenage pregnancy Science - Study and teaching Textbooks |
Data do documento: | 26-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SILVA, Évelin Cristina da. Abordagem da embriologia humana em livros didáticos de ciências - PNLD/2017. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | Nesta pesquisa, analisou-se os conteúdos de embriologia humana em livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD/2017. O objetivo principal foi avaliar como os conteúdos de embriologia humana foram abordados em livros didáticos de Ciências do 8º ano, das coleções Projeto Teláris e Jornadas-Ciências, pertencentes ao PNLD/2017. Esses livros foram utilizados por professores de Ciências e em iniciação à regência pelo Programa Residência Pedagógica em duas escolas da rede estadual de Ponta Grossa/PR em parceria institucional com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. A pesquisa de natureza documental, com análise qualitativa dos conteúdos didáticos foi baseada na análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Esses conteúdos de embriologia humana foram identificados em ambos os volumes de livros didáticos, seguidos da verificação do uso das ilustrações na interface texto-imagem enquanto representações visuais da embriologia humana. Na continuidade, foram analisadas as propostas de atividades e caracterizadas como descritivas e interpretativas ou que possibilitam debate, interpretação e pesquisa. A análise permitiu, também, avaliar a necessidade de abordagem do tema gravidez na adolescência juntamente com a embriologia humana. Os resultados evidenciaram que o LD1 aborda o conteúdo de maneira mais escassa, onde se faz a correlação dos demais conteúdos com o tema principal somente quando necessário. O que se observou no LD2 é que há uma situação contrária ao LD1, pois o mesmo correlaciona os conteúdos com o tema principal desde o início, o que possibilita melhor compreensão pelos estudantes. Em síntese, entende-se que ambos os livros, mantendo suas especificidades, contribuem satisfatoriamente com a abordagem dos conteúdos de embriologia humana de modo a contribuir com o desenvolvimento de noções e a aprendizagem do estudante, sua formação como leitor e atuação social, para que suas escolhas sejam melhores para si e para os outros. |
Abstract: | In this research, it was analyzed the human embryology contents in Science textbooks approved by PNLD/2017. The main objective was to evaluate how the contents of human embryology were addressed in 8th grade science textbooks, from Projeto Teláris and Jornadas-Ciências collections, belonging to PNLD/2017. These books were used by science teachers and in initiation to regency by the Pedagogical Residency Program, in two schools of the state network of Ponta Grossa/PR, in institutional partnership with the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. The research was documental in nature, with qualitative analysis of the didactic contents based on the content analysis proposed by Moraes (1999). These human embryology contents were identified in both volumes of textbooks, followed by the verification of the use of illustrations in the text-image interface as visual representations of human embryology. In continuity, the proposals of activities were analyzed and characterized as descriptive and interpretive or that enable debate, interpretation and research. The analysis also allowed to evaluate the need to approach the theme pregnancy in adolescence together with human embryology. The results evidenced that the LD1 approaches the content in a more scarce way, where the correlation of the other contents with the main theme is made only when necessary. What was observed in LD2 is that there is a contrary situation to LD1, because it correlates the content with the main theme from the beginning, which enables better understanding by students. In summary, it is understood that both books, keeping their specificities, contribute satisfactorily with the approach of the contents of human embryology in order to contribute to the development of notions and student learning, their training as a reader and social performance, so that their choices are better for themselves and for others. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27768 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
embriologiahumanalivrosciencias.pdf | 978,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons