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dc.creatorBequer, Tainah Yasmin de Paula-
dc.date.accessioned2022-03-30T13:18:14Z-
dc.date.available2022-03-30T13:18:14Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationBEQUER, Tainah Yasmin de Paula. A defasagem no ensino de biologia celular e o aprendizado de genética. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27760-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Biologia celular: conhecendo a célula e seu funcionamentopt_BR
dc.description.abstractBiology in high school is a discipline that works with a great variety of contents and concepts, many of them are abstract and require a greater understanding of students for their full understanding, this fact can be observed when teaching cell biology and genetics. Studying biology can turn out to be discouraging for students, who often may consider the subject only as content memorization. Therefore, this study aimed to analyze whether the lag in the teaching of cell biology can compromise the learning of genetics. For this, an investigation was carried out with students and teachers from four public schools in the city of Ponta Grossa, Paraná. A structured interview was carried out with the teachers, with questions related to the teaching of cell biology and genetics, the use of different resources and the relationship between cell biology and genetics. With the students, a questionnaire with open and closed questions was applied, addressing in a more specific way the contents worked on in cell biology. After collection, the data were analyzed using the content analysis methodology, being identified for the interview a total of 86 units of records that were grouped into 04 categories, and for the questionnaire a total of 58 units of records grouped into 03 categories. In addition to this work, a didactic notebook was prepared to collaborate with the teaching of cell biology, which was inspired by the sequential aspects proposed by Moreira (2011) for the construction of Potentially Significant Teaching Units - UEPS, since many of the concepts that are worked on serve as a basis for further learning in genetics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.titleA defasagem no ensino de biologia celular e o aprendizado de genéticapt_BR
dc.title.alternativeThe lag in teaching cellular biology and learning geneticspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA biologia no ensino médio é uma disciplina que trabalha com grande variedade de conteúdos e conceitos, muitos deles são abstratos e requerem um maior entendimento dos alunos para sua total compreensão, tal fato pode ser observado ao se ensinar biologia celular e genética. Estudar biologia pode acabar se tornando desanimador para os discentes, os quais muitas das vezes podem considerar a disciplina somente como memorização de conteúdo. Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar se a defasagem no ensino de biologia celular pode comprometer o aprendizado de genética. Para isso, efetuou-se uma investigação junto a alunos e professores de quatro colégios da rede pública estadual da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Com os professores realizou-se uma entrevista estruturada com perguntas relacionadas ao ensino de biologia celular e genética, a utilização de recursos diferenciados e a relação entre biologia celular e genética. Já com os alunos foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas abordando de forma mais específica os conteúdos trabalhados em biologia celular. Após a coleta, os dados foram analisados utilizando a metodologia de análise de conteúdo, sendo identificadas para a entrevista um total de 86 unidades de registros que foram agrupadas em 04 categorias, e para o questionário um total de 58 unidades de registros agrupadas em 03 categorias. Adicionalmente a este trabalho, elaborou-se um caderno didático visando colaborar com o ensino de biologia celular, o qual foi inspirado nos aspectos sequenciais proposto por Moreira (2011) para a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS, já que muitos dos conceitos que são trabalhados servem de base para o aprendizado posterior em genética.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Sekine, Elizabete Satsuki-
dc.contributor.advisor-co1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1Sekine, Elizabete Satsuki-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee4Cordeiro, Adriana Rute-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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