Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27740
Título: | Expressões eróticas da poesia feminina em Crostácea, de Joana Corona |
Título(s) alternativo(s): | Erotic expressions of the female poetry in Crostácea, by Joana Corona |
Autor(es): | Vazzatta, Aline Maria |
Orientador(es): | Lima, Marcos Hidemi de |
Palavras-chave: | Erotismo na literatura Mulheres na literatura Poesia Estética na literatura Eroticism in literature Women in literature Poetry Aesthetics in literature |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | VAZZATTA, Aline Maria. Expressões eróticas da poesia feminina em Crostácea, de Joana Corona. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021. |
Resumo: | Mediante os conceitos de continuidade, descontinuidade, transgressão, interdito, sagrado e profano desenvolvidos por Georges Bataille (1987), dois dos poemas de Crostácea (2011) são analisados neste trabalho. Investiga-se como, nos poemas intitulados “contracarne” e “imersão”, o erotismo se manifesta pelo modo como o eu lírico busca a presença corporal de seu parceiro. Nesse contexto, estuda-se também como a existência do olhar feminino é capaz de interferir na construção do texto erótico. Para que houvesse a junção entre a análise teórica e os desdobramentos da perspectiva feminina na poesia, o uso das reflexões, entre outros, de Soares (2000), Bataille (1987) e Paz (1984, 1994) foi imprescindível e produtivo. Como resultado, foi possível perceber que os dois poemas de Joana Corona aqui analisados apresentam a temática erótica pela qualidade de representarem a necessidade humana de fuga à solidão. Com relação à voz feminina na poesia erótica, evidencia-se a contraposição a poemas de autoria masculina, dada a complexidade e multiplicidade de imagens eróticas desenvolvidas por autoras mulheres. |
Abstract: | Through the concepts of continuity, discontinuity, transgression, interdiction, sacred and profane developed by Bataille (1987), two of Crostácea’s poems were analyzed in this work. It is investigated how, in the poems entitled “contracarne” and “imersão”, eroticism is manifested by the way how the lyric persona seeks its partner’s physical presence. In this context is also studied how the presence of the female view is able to interfere in the construction of the erotic text. For there to be a junction between the theoretical analysis and the unfoldings of the female perspective in poetry, the use of texts, inter alia, Soares (2000) and Bataille (1987) and Paz (1984, 1994) was indispensable and productive. As a result, it was possible to notice that the two poems of Joana Corona analyzed here present the erotic theme by the characteristic of representing the human need to escape from loneliness. Regarding the female voice in erotic poetry, the opposition to poems of male authors hip is evidenced, given the complexity and multiplicity of erotic images developed by female authors. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27740 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2021_1_01.pdf | 990,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.