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Título: Em busca da aprendizagem ativa em educação financeira com o uso da ferramenta google classroom
Título(s) alternativo(s): Seeking an active learning in financial education with the use of the google classroom tool
Autor(es): Lusitani, Klara Granetto
Orientador(es): Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Educação financeira
Tecnologia educacional
Internet na educação
Ensino - Meios auxiliares
Active learning
Teaching - Methodology
Financial literacy
Educational technology
Internet in education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LUSITANI, Klara Granetto. Em busca da aprendizagem ativa em educação financeira com o uso da ferramenta google classroom. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Devido à crise sanitária vivenciada com a pandemia causada pela COVID-19, o convívio social e profissional precisou se reinventar. O ambiente escolar também não ficou imune a esse momento. Para dar continuidade ao ano letivo de 2020, o ensino não presencial foi a alternativa encontrada em países de todo o mundo. No estado do Paraná, uma das ações tomadas foi a utilização da ferramenta Google Classroom. Para uma adaptação ao “novo normal”, o governo do Paraná promoveu o Grupo de Estudos Formadores em Ação, destinado aos professores da rede pública de ensino, no qual a autora desta dissertação trabalhou como professora formadora no ano de 2020. O enfoque deste Grupo de Estudos é o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos voltados ao ensino remoto. A partir dos encontros realizados, houve a percepção da dificuldade em elaborar tarefas atrelando os recursos tecnológicos, com enfoque nas ferramentas do Google for Education, com as estratégias metodológicas ativas de ensino. Como uma alternativa para compreender este momento, foi realizado com os professores da rede pública do estado do Paraná um questionário envolvendo o uso da ferramenta Google Classroom e de metodologias ativas em suas aulas. Neste cenário, surge o presente estudo, que objetiva desenvolver roteiros didáticos que promovam a participação ativa do estudante em aulas presenciais, remotas ou híbridas de Educação Financeira, apoiados pelo Google Classroom. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa foi dividida em duas fases. De caráter quali-quantitativo e do tipo survey, a primeira fase da pesquisa teve a intenção de compreender como ocorreu a utilização da ferramenta Google Classroom durante o andamento das aulas não presenciais no estado do Paraná. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa on-line entre os dias 09 de outubro e 18 de novembro de 2020 com professores da rede pública de ensino do estado do Paraná. Os questionários foram disponibilizados pela Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná no e-mail institucional pessoal dos professores, no qual seu preenchimento ocorreu de forma facultativa. A análise dos dados foi realizada baseada nos elementos presentes no método da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (1997) e pela Estatística descritiva. A partir da análise das percepções dos professores e do estudo teórico realizado, a segunda fase da pesquisa, do tipo bibliográfica, foi implementada, sendo desenvolvidos três roteiros didáticos destinados aos professores do ensino médio, abrangendo conteúdos da Educação Financeira, utilizando as estratégias ativas de Aprendizagem Baseada em Projetos, Rotação por Estações e Estudo de Caso como forma de possibilitar um apoio pedagógico ao professor para as aulas remotas, presenciais ou híbridas. Os roteiros expuseram ações práticas que envolvem assuntos do cotidiano dos alunos, contribuindo para as aulas de Educação Financeira que, por ser uma nova disciplina da Matriz Curricular do Ensino Médio do Paraná, ainda apresenta pouco material disponível.
Abstract: Due to the sanitary crisis experienced during the world pandemics caused by COVID-19, social and professional sociability needed to be reinvented. The school environment was not immune to this moment. To be able to continue the school year of 2020, the remote teaching method was the alternative found in countries all around the world. In the State of Paraná, Brazil, one of the actions taken was the use of the Google Classroom tool. To adapt to the “new normal”, the government of the State of Paraná promoted the Study Group Teachers in Action, aimed at the teachers of the public school system, in which the author of this article has worked as a Teacher in Action in 2020. The focus of this Study Group is the use of active methodologies and technological resources intended for remote teaching. As from the teachers’ meetings, there was a perception of the difficulty in preparing activities to link the technological resources, focusing on Google for Education tools, with active teaching methodologies. As an alternative to understand this moment, a questionnaire prepared for the teachers of the public teaching system of the State of Paraná was produced involving the use of the Google Classroom tool and active teaching methodologies in their classes. In this scenery, the present study appears, which goal is to develop didactic guides that promote the students’ active participation in Financial Education classes in site, remote or hybrid classes, supported by Google Classroom. To reach that goal, the research was split into two parts. Of quali-quantitative survey nature, the first stage of the research aims to understand how the Google Classroom tool was used during the remote classes period in the State of Paraná. To reach this goal, an online survey was taken among teachers of the public school system between October 08 and November 18, 2020. The questionnaires were assigned by the Secretaria do Esporte e da Educação in the teachers’ corporate e-mails, and the response was optional. The data analysis was taken via elements present in the Content Analysis method proposed by Bardin (1997) and the descriptive Measures. From the analysis of the teachers’ perception and the theoretical study completed, the second stage of the research, of the bibliographic type, was implemented, in which three didactic guides were developed destined to the secondary education teachers including Financial Education contents, using active methodologies such as Project Based Learning, Station Rotation and Case Study as a way of allowing pedagogical support to the teacher during remote, in site or hybrid classes. The guides exposed actions that involve the students’ daily topics, contributing to the Financial Education classes, that for being part of the new secondary education syllabus of the State of Paraná, still presents little available material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27700
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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