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Título: O narrar da permanência e a construção da identidade docente: trajetórias formativas de estudantes-trabalhadoras no curso de licenciatura em química da UTFPR - Londrina
Título(s) alternativo(s): The narration of permanence and the construction of the teaching identity: formative trajectories of student-workers in the licentiate degree in chemistry course at UTFPR - Londrina
Autor(es): Garcia, Renata Aparecida Braz
Orientador(es): Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Palavras-chave: Professores - Formação
Narrativa (Retórica)
Identidade
Química - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Narration (Rhetoric)
Identity
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GARCIA, Renata Aparecida Braz. O narrar da permanência e a construção da identidade docente: trajetórias formativas de estudantes trabalhadoras no curso de licenciatura em química da UTFPR - Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A escolha por um curso de graduação está relacionada ao contexto histórico e ao ambiente sociocultural em que o sujeito está envolvido. Uma vez realizada esta escolha e adentrado o espaço da universidade, a permanência nela nem sempre é fácil e garantida, em especial para estudantes-trabalhadores. No caso da formação de professores, as dificuldades para se dedicar às atividades acadêmicas pode tornar a construção e consolidação da identidade docente mais tardia e difícil. A fim de investigar este contexto, tomo como objetivo de pesquisa analisar a trajetória formativa de licenciandas-trabalhadoras no âmbito do curso de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, quanto aos fatores que influenciam na permanência no curso e, consequentemente, na construção de sua identidade docente. Para tanto, esta investigação fez uso da pesquisa narrativa com enfoque em histórias de vida de duas licenciandas-trabalhadoras. Para guiar os processos de (re)memoração e do relatar de si, desenvolvi uma entrevista guiada por um roteiro semiestruturado, de forma remota, com o auxílio da plataforma de reuniões Google Meet. As narrativas produzidas foram analisadas com base na análise de conteúdo, proposta por Bardin, e discutidas a partir de referencial teórico do campo da formação de professores no que toca a construção da identidade docente. Como resultado identificamos quatro categorias emergentes: i) fatores pessoais; ii) ações e políticas públicas; iii) currículo do curso; iv) relação professor-aluno. A análise das narrativas de si e do Outro produzidas a partir das entrevistas, evidenciaram que estes fatores emergentes influenciaram na permanência das participantes da pesquisa no curso e, consequentemente, contribuíram na construção de suas identidades docentes, entrelaçando-se com a minha trajetória formativa enquanto também uma licencianda-trabalhadora.
Abstract: The choice for an undergraduate course is related to the historical context and the sociocultural environment in which the subject is involved. Once this choice is made and entered the university space, staying there is not always easy and guaranteed, especially for student-workers. In the case of teacher education, the difficulties in dedicating themselves to academic activities can make the construction and consolidation of the teaching identity later and more difficult. In order to investigate this context, my research objective is to analyze the formative trajectory of female licentiate-workers within the scope of the Chemistry course at the Federal Technological University of Paraná, Campus Londrina, regarding the factors that influence their permanence in the course and, consequently, in construction of their teaching identity. Therefore, this investigation made use of narrative research focusing on the life stories of two female licentiate-workers. To guide the (re)memoration and self-reporting processes, I developed an interview guided by a semi-structured script, remotely, with the help of the Google Meet meeting platform. The narratives produced were analyzed based on content analysis, proposed by Bardin, and discussed from a theoretical framework in the field of teacher education regarding the construction of teacher identity. As a result, we identified four emerging categories: i) personal factors; ii) actions and public policies; iii) course curriculum; iv) teacher-student relationship. The analysis of the narratives of self and the Other produced from the interviews showed that these emerging factors influenced the permanence of research participants in the course and, consequently, contributed to the construction of their teaching identities, intertwining with my formative trajectory as also a working licentiate.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27697
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