Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27692
Título: Licenciandos em química da UTFPR-Londrina narram o outro que os afeta: formação, troca de saberes e focos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Graduates in chemistry from UTFPR-Londrina tell another that affects them: training, knowledge exchange and learning focus
Autor(es): Oliveira, Arthur Ravagnhani de
Orientador(es): Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Palavras-chave: Professores - Formação
Narrativa (Retórica)
Prática de ensino
Química - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Narration (Rhetoric)
Student teaching
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: OLIVEIRA, Arthur Ravagnhani de. Licenciandos em química da UTFPR-Londrina narram o outro que os afeta: formação, troca de saberes e focos de aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A extensão universitária é um dos caminhos para desenvolver uma formação de professores que integra teoria-prática-valores e possibilita compartilhamento de saberes entre a universidade e a comunidade. Dentre os projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina, destaco o projeto “Fábrica de sabão e seus derivados”, desenvolvido no Centro de Convivência do Idoso, da zona leste do município de Londrina, por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química com o intuito de criar um espaço de experiências e de trocas de saberes entre idosos e licenciandos sobre produção de sabão. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo evidenciar os contributos formativos do referido projeto de extensão para licenciandos em química da UTFPR-LD envolvidos na ação. Para tanto, dois licenciandos em química que participaram do projeto de extensão “Oficina: Fábrica de Sabão e seus derivados” foram entrevistados na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa narrativa. Estas entrevistas foram conduzidas por meio de um roteiro semiestruturado e as narrativas produzidas foram analisadas com inspiração na análise de conteúdo, tendo por categorias a priori os focos de aprendizagem docente: 1) interesse pela docência; 2) conhecimento prático da docência; 3) reflexão sobre a docência; 4) comunidade docente; e 5) identidade docente. Como resultados mais expressivos, pode-se destacar as trocas de experiência entre idosos e licenciandos tanto em termos de conhecimentos populares quanto científicos, além de reflexões a respeito da docência, da vida pessoal dos participantes e da construção de uma identidade docente mais humana(nizada). Conclui-se que o projeto de extensão possibilita aos sujeitos envolvidos interessarem-se pela docência; desenvolverem a percepção sobre os distintos saberes envolvidos nas dinâmicas pedagógicas; perceberem os impactos sociais do ser docente; aprenderem e ensinarem com/para os idosos em um senso de comunidade; reconhecerem a importância destes espaços formativos; e que é no ato de escuta do outro que os contributos formativos se mostram.
Abstract: The university extension is one of the ways to develop teacher education that integrates theory-practice-values and enables knowledge sharing between the university and the community. Among the extension projects developed by the Federal Technological University of Paraná - Campus Londrina, I would like to highlight the project “Factory of soap and its derivatives”, developed at the Community Center for the Elderly, on the east side of the city of Londrina, by academics from the Licentiate course in Chemistry with the aim of creating a space for experiences and exchange of knowledge between seniors and students on soap production. This course conclusion work aims to highlight the formative contributions of the aforementioned extension project for undergraduates in chemistry at UTFPR-LD involved in the action. To this end, two undergraduates in chemistry who participated in the extension project “factory of soap and its derivatives” were interviewed from the theoretical-methodological perspective of narrative research. These interviews were conducted through a semi-structured script and the narratives produced were analyzed based on content analysis, having as a priori categories the focus of teacher learning: 1) interest in teaching; 2) practical knowledge of teaching; 3) reflection on teaching; 4) teaching community; and 5) teaching identity. As more expressive results, it is possible to highlight the exchange of experiences between the elderly and undergraduate students, both in terms of popular and scientific knowledge, as well as reflections on teaching, the personal lives of the participants and the construction of a more humane teaching identity(nized). It is concluded that the extension project allows the subjects involved to be interested in teaching; develop the perception of the different knowledge involved in pedagogical dynamics; realize the social impacts of being a teacher; learn and teach with/for seniors in a sense of community; recognize the importance of these training spaces; and that it is in the act of listening to the other that the formative contributions are shown.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27692
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
licenciandosquimicautfprlondrina.pdf759,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.