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Título: Proposta de índice de qualidade da água flexível e integrado à legislação: uma análise de dados oficiais em pontos de captação de água
Título(s) alternativo(s): Proposed flexible water quality index integrated to the legislation: an analysis of official data on water restraint points
Autor(es): Récio, Larissa Vareschi
Orientador(es): Oliveira, Elton Celton de
Palavras-chave: Desenvolvimento de recursos hídricos
Água - Qualidade
Abastecimento de água - Legislação
Water resources development
Water quality
Water-supply - Law and legislation
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: RÉCIO, Larissa Vareschi. Proposta de índice de qualidade da água flexível e integrado à legislação: uma análise de dados oficiais em pontos de captação de água. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: O desenvolvimento agroindustrial e a urbanização associados à crescentes índices de desmatamento tem afetado o volume e a qualidade das águas superficiais, por isso a gestão dos recursos hídricos é de suma importância para sua preservação. Neste cenário, métodos e ferramentas de análise e monitoramento devem ser adotados com o intuito de estimar a situação ambiental dos corpos hídricos a partir da interpretação de dados de qualidade da água. No Brasil, o método usado e aceito para essa avaliação é o Índice de Qualidade da Água ­ IQA, que resulta de um produtório ponderado de nove parâmetros fixos. Todavia, a avaliação obtida pelo IQA apresenta limitações que precisam ser consideradas. Assim, o objetivo geral deste estudo foi propor um novo índice de qualidade da água que considere a inclusão e exclusão de variáveis, seja integrado à legislação vigente e inclua uma resolução gráfica de fácil interpretação. Desse modo, se propôs o Índice de Desconformidade da Qualidade da Água ­ IDQA, o qual foi adaptado do Índice Integrado de Biomarcadores de Resposta ­ IBR, e aplicado em uma base de dados oficiais existente. Foram selecionadas cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) no estado do Paraná e obtidos os nove parâmetros do IQA durante o período de 2018 a 2019, incluindo os da ETA ­ Campo Mourão (ETA­CM). Os valores referência foram definidos com base na Resolução CONAMA nº 357/2005 para classes 1 e 2. Os resultados obtidos para o IDQA foram comparados aos IQACETESB e IQANSF. Afim de demonstrar a flexibilidade do IDQA, o novo índice também foi calculado a partir da base de dados do trabalho realizado por Ghisi et al. (2017), intitulado “Multivariate and integrative aprooach to analyze multiple biomarkers in ecotoxicology: A field study in Neotropical region”, no qual foram analisadas variáveis não convencionais para inferir sobre a qualidade da água, tais como alumínio, cobre e zinco, nos pontos ETA­CM e ETE­CM do Rio do Campo, tendo como valores referência a CONAMA nº 357/2005. Ainda, uma segunda análise complementada por dados biológicos foi realizada, utilizando os dados da Reserva Biológica das Perobas (REBio) como referência. De modo geral, os IDQAs evidenciaram desconformidades para as cinco ETAs com altos níveis de Escherichia coli seguido de fósforo total e, por vezes, de turbidez, classificando os locais como alterados ou em alerta, enquanto que os IQAs de aceitável a bom. A partir da segunda base de dados, o IDQA mostrou elevada Desconformidade no Rio do Campo, classificando os pontos como poluídos ou críticos. Todos os metais estiveram acima do permitido na legislação e os indicadores biológicos demonstraram risco toxicológico. O novo índice se mostrou uma ferramenta promissora, flexível, ajustada a legislação, que não omite variáveis em desacordo e considera questões regionais.
Abstract: Agro­industrial development and urbanization associated with growing deforestation rates have affected the volume and quality of surface water, which is why the management of water resources is of paramount importance for its preservation. In this scenario, analysis and monitoring methods and tools must be adopted in order to estimate the environmental situation of water bodies from the interpretation of water quality data. In Brazil, the method used and accepted for this assessment is the Water Quality Index ­ IQA, which results from a weighted product of nine fixed parameters. However, the assessment obtained by the IQA has limitations that need to be considered. Thus, the general objective of this study was to propose a new water quality index that considers the inclusion and exclusion of variables, is integrated with current legislation and includes a graphic resolution that is easy to interpret. Thus, the Water Quality Non­Conformity Index ­ IDQA was proposed, which was adapted from the Integrated Response Biomarkers Index ­ IBR, and applied to an existing official database. Five Water Treatment Plants (ETAs) in the state of Paraná were selected and the nine IQA parameters were obtained during the period 2018 to 2019, including those of the ETA ­ Campo Mourão (ETA­CM). The reference values were defined based on CONAMA Resolution nº 357/2005 for classes 1 and 2. The results obtained for the IDQA were compared to the IQACETESB and IQANSF. In order to demonstrate the flexibility of the IDQA, the new index was also located from the database of the work carried out by Ghisi et al. (2017), entitled "Multivariate and integrative approach to analyzing multiple biomarkers in ecotoxicology: A field study in the Neotropical region", in which non­conventional variables were analyzed to infer about water quality, such as aluminum, copper and zinc , at points ETA­CM and ETE­CM of Rio do Campo, with reference to CONAMA nº 357/2005. Still, a second analysis complemented by biological data was carried out, using data from the Perobas Biological Reserve (REBio) as a reference. In general, the IQAs show non­compliance with five ETAs with high levels of Escherichia coli followed by total phosphorus and sometimes turbidity, classifying the sites as altered or alert, while the IQAs from acceptable to good. From the second database, the IDQA highlighted noncompliance in Rio do Campo, classifying the points as polluted or qualified. All metals were above what is allowed in the legislation and the biological indicators showed toxicological risk. The new index proves to be a promising, flexible tool, adjusted to legislation, which does not omit variables in disagreement and regional issues.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27689
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

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