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dc.creatorKowalski, Kalyane Marie Micaloski-
dc.date.accessioned2022-03-21T18:04:40Z-
dc.date.available2022-03-21T18:04:40Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationKOWALSKI, Kalyane Marie Micaloski. Aprendizagem organizacional nas licitações: um modelo com foco no pregoeiro. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27688-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Aprendizagem experiencial na formação do pregoeiropt_BR
dc.description.abstractPublic acquisitions, as a rule, take place through a bidding process, which is ruled by specific laws, including Bidding Law (Law 8.666/1993), Reverse Auction Law (Law 10.520/2002) and the new Public Bidding Law (Law 14.133/2021). The updating of legislation requires that the administration also walk the same way. With the advent of the new legislation, the public reverse auction (‘pregão’) becomes mandatory in some instances. In the city council of Colombo, subject of study of this work, such mode of bidd is not yet used, for lack of specific forecast from that administration. In this way, the current work aims to develop an experimental learning model to be used in that legislative house, for organizational learning regarding the ‘pregão’ theme. The research finds grounds in existing legislation, in research on the skills of ‘pregoeiros’ and qualification of government employees, and in the theories of organizational learning mainly the experiential, by means of the contributions of Kolb. For the development of the model, the reality of the public organ was considered, and the data collected from the respective transparency portal, and there is also the verification of its administrative structure, objects bid for, courses taken on bidding, and the composition of the bidding commission. The developed model was divided into five stages: impulse; guided observation; concept formation; supervised experimentation; and concrete experience, and operationalization was suggested based on the Chamber’s organizational chart. Furthermore, the work was focused on the formation of the ‘pregoeiro’ and on the possible use of the model developed vis-à-vis the phatic reality of the city council of Colombo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectLicitação públicapt_BR
dc.subjectPregoeirospt_BR
dc.subjectCâmaras legislativaspt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectLetting of contractspt_BR
dc.subjectTown crierspt_BR
dc.subjectLegislative bodiespt_BR
dc.titleAprendizagem organizacional nas licitações: um modelo com foco no pregoeiropt_BR
dc.title.alternativeOrganizational learning in bidding: a model focused on the “pregoeiro”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs aquisições públicas, em regra, acontecem por processo licitatório, o qual é regido por leis específicas, entre elas a Lei de Licitações, nº 8.666/1993, Lei do Pregão, nº 10.520/2002 e a nova Lei de Licitações, nº 14.133/2021. A atualização da legislação exige que a administração também caminhe no mesmo sentido. Com o advento da nova legislação, o pregão passa a ser de execução obrigatória em determinados casos. Na Câmara municipal de Colombo, objeto de estudo deste trabalho, essa modalidade de licitação ainda não é utilizada, por falta de previsões específicas daquela administração. Assim, o presente estudo objetiva desenvolver um modelo de aprendizagem experiencial a ser utilizado na referida casa legislativa, para que haja uma aprendizagem organizacional referente à temática do pregão. A pesquisa encontra fundamentos nas legislações existentes, nas pesquisas sobre habilidades dos pregoeiros e capacitação dos servidores e nas teorias de aprendizagem organizacional, principalmente a experiencial, por meio das contribuições de Kolb. Para o desenvolvimento do modelo foi considerada a realidade do órgão, sendo que os dados foram coletados no respectivo portal da transparência, havendo também a verificação de sua estrutura administrativa, objetos licitados, cursos realizados sobre licitações e a composição da comissão de licitações. O modelo desenvolvido foi dividido em cinco etapas: impulso (IM); observação orientada (OO); formação dos conceitos (FC); experimentação acompanhada (EA); e experiência concreta (EC), e foi sugerida operacionalização com base no organograma da Câmara. Ademais, o trabalho recebeu enfoque central na formação do pregoeiro e na possível utilização do modelo desenvolvido frente a realidade fática na Câmara de Colombo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9023-7906pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718114779327275pt_BR
dc.contributor.advisor1Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5914-3474pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178802222811779pt_BR
dc.contributor.referee1Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5914-3474pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178802222811779pt_BR
dc.contributor.referee2Arenas, Marlene Valerio dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2952-6148pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128320325296768pt_BR
dc.contributor.referee3Czelusniak, Vívian Amaro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0429-1664pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7540635947019727pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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