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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27684
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Boschco, Carolina de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T18:58:34Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T18:58:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.identifier.citation | BOSCHCO, Carolina de Paula. Acessibilidade física sob a ótica da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade da biblioteca pública universitária. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27684 | - |
dc.description.abstract | Accessibility is the possibility and condition of persons with disabilities (PWD) or persons with reduced mobility for autonomously using spaces, according to the Law nº 3.146/2015, which consolidated the theme in Brazil. It is called “Inclusion Law” and it is a reflection of the international evolution of the rights of PWD. The Salamanca Statement, elaborated at the World Conference on Special Education, in 1994, is considered one of the main world’s documents on social inclusion. At the International Convention on the Rights of Persons with Disabilities, signed in 2006, the member countries made a commitment to equality and non-discrimination through the elimination of social, environmental, and psychological barriers related to PWD. In 2015, the 2030 Agenda was launched with the 17 Sustainable Development Goals, whose general objective is to eradicate poverty in all its forms and promote a decent life for all through sustainable development. Among the 169 document goals, seven are about PWD. Public Administration has the world commitment with the 2030 Agenda and the Higher Education Institutions (IES) are among the Administration agents having the role of respecting diversities, promoting inclusion and having the capacity of promoting dialogues for the design and implementation of policies. The University Libraries actively participate in the triad formed by teaching, research, and extension. They are facilitators and promoters of student autonomy during their training. The Library must be prepared to welcome the public in accordance with physical, anthropometric and sensory differences. Accordingly, this case study aimed to carry out the post-occupancy evaluation (POE) in the Curitiba campus Libraries in relation to physical accessibility compared to the parameters of the current Brazilian standards and, consequently, increase awareness and encourage the subject discussion in the light of 2030 Agenda in Libraries. The environment assessment points were mainly based on the Guia Prático, from Saad (2011), and the NBR 9050 standards. The evaluation took place inside the environments, and its critical points are the service desks, the consultation terminals, the bathroom and the places separated. The average percentage of compliance according to the standard is 47.18% at the Ecoville headquarters and 28.27% at the Centro headquarters. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Barrier-free design | pt_BR |
dc.subject | Libraries | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities | pt_BR |
dc.subject | Standards, Engineering | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade física sob a ótica da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade da biblioteca pública universitária | pt_BR |
dc.title.alternative | Physical accessibility from the perspective of the 2030 Agenda for sustainable development and the university library responsibility | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance dos espaços com autonomia pela pessoa com deficiência (PcD) ou com mobilidade reduzida, segundo a Lei nº 3.146/15, que consolidou o tema no Brasil. É denominada Lei da Inclusão e foi reflexo da evolução dos direitos da PcD internacionalmente. A Declaração de Salamanca, elaborada na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em 1994, é considerada um dos principais documentos mundiais sobre a inclusão social. Na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em 2006, os países membros assumiram o compromisso da igualdade e não discriminação, através da desconstrução de barreiras sociais, ambientais e psicológicas com relação à PcD. Em 2015, foi lançada a Agenda 2030 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo geral é erradicar a pobreza em todas as formas e promover vida digna para todos por meio do desenvolvimento sustentável. Dentre as 169 metas do documento, sete versam sobre a PcD.A Administração Pública possui o compromisso mundial com a Agenda 2030 e dentre os agentes da Administração estão as Instituições de Ensino Superior (IES), as quais detém o papel de respeito às diversidades e promoção da inclusão, além de possuírem a capacidade de construir diálogos para o desenho e a implementação de políticas. As Bibliotecas Universitárias possuem participação ativa na tríade formada por ensino, pesquisa e extensão. São agentes facilitadores e promotores da autonomia do estudante durante sua formação e devem estar preparadas para acolher o público em conformidade com as diferenças físicas, antropométricas e sensoriais. Nesse sentido, este estudo de caso teve como objetivo realizar a Avaliação Pós-Ocupação (APO) nas Bibliotecas do campus Curitiba com relação à acessibilidade física frente aos parâmetros das normas brasileiras vigentes e, consequentemente, ampliar a conscientização e estimular a discussão do assunto à luz da Agenda 2030 em Bibliotecas. Os pontos de avaliação do ambiente foram baseados principalmente no Guia Prático de Saad (2011) e na norma NBR 9050. A avaliação ocorreu na parte interna dos ambientes sendo que seus pontos críticos são os balcões de atendimento, os terminais de consulta, o sanitário e a separação de lugares. A porcentagem média de adequação segundo a norma é 47,18% na sede Ecoville e 28,27% na sede Centro. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-7477-7555 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7711906852664378 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Michaloski, Ariel Orlei | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5802-3764 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3016288410389201 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Michaloski, Ariel Orlei | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5802-3764 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3016288410389201 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Crisóstomo, Antonio Pires | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4115-0083 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8941172937949135 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Romano, Cezar Augusto | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-5479-3921 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9050177850757366 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Retorta, Miriam Sester | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-4891-5659 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8289235108451015 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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