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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27623
Título: | Invariantes operatórios mobilizados por um estudante cego mediante a resolução de situações-problema do campo conceitual aditivo em um contexto de inclusão |
Título(s) alternativo(s): | Operative invariants mobilized by a blind student by solving problem-situations in the additive conceptual field in a context of inclusion |
Autor(es): | Miranda, Amanda Drzewinski de |
Orientador(es): | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Estudantes com deficiência visual Educação inclusiva Educação especial Aprendizagem baseada em problemas Mathematics - Study and teaching Students with visual disabilities Inclusive education Special education Problem-based learning |
Data do documento: | 1-Out-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MIRANDA, Amanda Drzewinski de. Invariantes operatórios mobilizados por um estudante cego mediante a resolução de situações-problema do campo conceitual aditivo em um contexto de inclusão. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | A implementação de políticas educacionais subsidiadas na perspectiva da inclusão tem propiciado crescente visibilidade a uma população escolar a qual se constitui um grande desafio para os professores do ensino regular: os estudantes público-alvo da Educação Especial. A investigação que foi proposta nesta tese consistiu em analisar os invariantes operatórios mobilizados pelo estudante cego ao resolver situaçõesproblema do campo conceitual aditivo. Conforme a Teoria dos Campos (TCC) de Vergnaud, conceitos são definidos por meio de três conjuntos: o de situações (S), o de invariantes operatórios (I) e o das representações linguísticas e simbólicas (L). Destes o mais decisivo do ponto de vista cognitivo, são os invariantes operatórios, que estruturam a forma de organização dos esquemas manifestados pertinentes às situações. Este estudo sustentou-se no referencial metodológico fundamentado pelos pesquisadores do campo da Educação Matemática, Fiorentini e Lorenzato (2012), em uma abordagem qualitativa. A constituição e obtenção dos dados se estabeleceu mediante a aplicação de um conjunto de sequências de atividades e os dados constituídos foram submetidos a uma análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2011), a partir das anotações referentes ao diário de bordo, gravação de voz e as produções de texto do estudante cego que frequentava quarto ano do Ensino Fundamental da escola regular. Os resultados da análise dos processos resolutivos das situações-problema do campo conceitual aditivo, revelam que, o estudante cego congênito participante desta pesquisa, manifestou esquemas diferentes dos convencionais, ou seja, utilizou estratégias próprias de resolução, tais como: cálculo mental com arredondamento, decomposição e complementação numérica, mobilizando invariantes operatórios específicos. Além disso, as sequências de atividades “Batalha Naval” e “Enigma da Poção Mágica”, promoveram a desestabilização de um esquema já consolidado e, portanto, acionado de forma equivocada, a procura da palavra-chave no enunciado. Assim, ao final desta pesquisa o estudante cego interpretava às situações-problema mobilizando esquemas de resolução associados a ideia expressa no enunciado. Neste estudo, concluímos que a diversidade de situações-problema oferecidas por meio das sequências de atividades oportunizou o estudante cego a explicitar seus esquemas, os quais estão atrelados aos invariantes operatórios mobilizados. O desenvolvimento da pesquisa resultou na elaboração de uma orientação didática, que visa colaborar no planejamento de intervenções pedagógicas na disciplina de Matemática, estruturada na Teoria dos Campos Conceituais e fundamentada nos pressupostos da Educação Inclusiva, especificamente, junto ao estudante público-alvo da Educação Especial. |
Abstract: | The implementation of subsidized educational policies from the perspective of inclusion has provided growing visibility to a school population which constitutes a great challenge for teachers in regular education: students who are the target audience of Special Education. The investigation proposed in this thesis consisted of analyzing the operative invariants mobilized by the blind student when solving problem-situations in the additive conceptual field. According to Vergnaud's Field Theory (TCC), concepts are defined through three sets: that of situations (S), that of operative invariants (I) and that of linguistic and symbolic representations (L). Of these, the most decisive from a cognitive point of view are the operative invariants, which structure the form of organization of manifested schemas relevant to situations. This study was based on the methodological framework founded by researchers in the field of Mathematics Education, Fiorentini and Lorenzato (2012), in a qualitative approach. The constitution and collection of data was established through the application of a set of sequences of activities and the constituted data were subjected to a content analysis, as proposed by Bardin (2011), from the notes referring to the logbook, recording of voice and text productions of the blind student who attended the fourth year of elementary school at the regular school. The results of the analysis of the problem-solving processes in the additive conceptual field reveal that the congenital blind student participating in this research manifested schemes different from the conventional ones, that is, he used his own resolution strategies, such as: mental calculation with rounding, decomposition and numerical complementation, mobilizing specific operative invariants. In addition, the sequences of activities "Battle Naval" and "Enigma da Poção Mágica" promoted the destabilization of an already consolidated scheme and, therefore, triggered in a wrong way, the search for the keyword in the utterance. Thus, at the end of this research, the blind student interpreted problem-situations by mobilizing resolution schemes associated with the idea expressed in the statement. In this study, we concluded that the diversity of problem-situations offered through the sequences of activities gave the blind student the opportunity to explain their schemes, which are linked to the mobilized operative invariants. The development of the research resulted in the elaboration of a didactic orientation, which aims to collaborate in the planning of pedagogical interventions in the subject of Mathematics, structured on the Theory of Conceptual Fields and based on the assumptions of Inclusive Education, specifically, with the target public student of Special Education. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Ensino inclusivo e a matemática: orientações didáticas sobre a estrutura aditiva à luz da teoria dos campos conceituais |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27623 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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