Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27617
Título: Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística
Título(s) alternativo(s): Teacher education of the early years of elementary school: knowledge base in the teaching of statistics
Autor(es): Dias, Cristiane de Fatima Budek
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Estatística
Professores - Formação
Conhecimento e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Statistics
Teachers, Training of
Knowledge and learning
Data do documento: 14-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DIAS, Cristiane de Fatima Budek. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conceber a base de conhecimento a ser contemplada numa proposta de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de estatística. Para alcançar esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa, iniciando-se com revisões sistemáticas da literatura sobre a formação docente para o ensino de estatística, aprofundamento na teoria da Base de Conhecimentos para a Docência, de Lee Shulman e Pamela L. Grossman, e finalizando por meio de entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do estado do Paraná e com pesquisadores brasileiros especialistas da área da Educação Estatística A análise dos dados teve aporte na metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo a reflexão sobre os conhecimentos, práticas e anseios dos participantes. Os resultados indicam que existe uma gama de conhecimentos específicos para o ensino de estatística, os quais envolvem conteúdo e didática. Entre os conhecimentos basilares para o ensino de estatística, destacam-se: i) conhecimento do conteúdo da estatística, o qual envolve o conteúdo específico, suas estruturas sintáticas e substantivas, e o campo da Educação Estatística; ii) conhecimento pedagógico geral, englobando os componentes alunos e aprendizagem, gestão da sala de aula, currículo e ensino, e avaliação das aprendizagens; iii) conhecimento pedagógico da estatística, incluindo uma gama de conhecimentos próprios da ação de ensino, como dos propósitos para se ensinar estatística, da compreensão dos alunos, do currículo, das estratégias pedagógicas e da avaliação das aprendizagens em Estatística e iv) do contexto, o qual está diretamente relacionado ao conhecimento das compreensões dos alunos, da comunidade, do distrito e da escola onde se exerce a função docente. No que tange às propostas de formação continuada, pode-se dizer que é preciso atenção para: i) cativar os professores; ii) entender como foi a formação básica e profissional do professor; iii) fazer o diagnóstico de seus conhecimentos prévios em relação ao conteúdo; iv) respeitar seus conhecimentos pedagógicos; v) primar pela atividade docente durante as propostas e vi) escolher propostas nas quais o conteúdo seja tratado ao passo que são realizadas investigações por meio de projetos que envolvam o contexto do professor.
Abstract: This study aims to conceive the knowledge base to be considered in a proposal for teacher training for statistics teaching in the early years of elementary school. To reach this goal, a qualitative, exploratory, and explanatory research was developed, begi nning with systematic reviews of the literature on teacher training for statistics teaching, deepening the theory of the Knowledge Base for Teaching, by Lee Shulman and Pamela L. Grossman and ending with interviews with teachers of the early years of eleme ntary education in the state of Paraná and Brazilians expert researchers in Statistical Education. The data analysis was supported by the methodology of Textual Discourse Analysis (TDA), allowing reflection on the knowledge, practices, and desires of the participants. The results indicate that there is a range of specific knowledge for teaching statistics, which involves content and didactics. Among the basic knowledge for teaching statistics are: (i) content knowledge of statistics, which involves the specific content, its syntactic and substantive structures, and the field of Statistics Education; (ii) general pedagogical knowledge, encompassing the components students and learning , classroom management, curriculum and teaching, and assessment of lea rning; iii) pedagogical knowledge of statistics, including a range of knowledge specific to the teaching action, such as the purposes for teaching statistics, the understanding of students, the curriculum, pedagogical strategies and assessment of learning in Statistics and iv) the context, which is directly related to knowledge of the understandings of students, the community, the district and the school where the teaching function is performed. Regarding the continuing education proposals, it can be said t hat attention is needed to: i) captivate teachers; ii) understand how the teacher's basic and professional education was; iii) diagnose their previous knowledge regarding the content; iv) respect their pedagogical knowledge; v) prioritize the teacher's act ivity during the proposals ; and vi) choose proposals in which the content is treated while investigations are carried out through projects that involve the teacher's context.
Descrição: Acompanha produção técnica: Uma base de conhecimentos para ensinar estatística nos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27617
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresensinoestatistica.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoprofessoresensinoestatistica_produto.pdf928,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons