Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuss, Guido Valmor-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:53:41Z-
dc.date.available2022-03-14T17:53:41Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationBUSS, Guido Valmor. Programação e física: possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o arduino. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27615-
dc.descriptionAcompanha: Introdução ao estudo de lógica e linguagem de programação para estudantes do ensino médio na disciplina de Física, com enfoque na aplicação de projetos com arduinopt_BR
dc.description.abstractIn view of the increasing technological advances that occur in all segments of society, it is necessary to carry out research to assess the possibilities of inserting resources and methodologies related to the use of technologies in schools. Taking as a theoretical basis the insertion of Digital Technologies of Information and Communication in the school environment, as well as the discussions on the elements that allow the development of computational thinking in the school phase, we seek to evaluate the contributions that a course on logic, programming and Arduino can bring to motivate students' interest in learning the discipline of Physics. The course was developed with high school students from a state public school located in the metropolitan region of Curitiba, in which the researcher works as a physics teacher. As a data collection instrument, an initial questionnaire, observation protocols, recordings of all classes in the course and a final questionnaire were used. To analyze the data, three categories were established: 1) the evolution of computational thinking, subdivided into subcategories decomposition, pattern recognition, abstraction and algorithm; 2) Motivation from the applications of Physics and 3) difficulties of students during the course”. The educational product developed was the re-elaboration of a booklet on logic, programming and Arduino with applications in Physics. Data analysis showed that the course contributed to the evolution of students' computational thinking and that the strategy used served to motivate them to learn physics contents. Difficulties related to the use of logic were also detected, pointing out the need to develop strategies to improve this type of approach from the early grades of students' schooling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProgramação lógica (Computação)pt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectFísica - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLogic programmingpt_BR
dc.subjectArduino (Programmable controller)pt_BR
dc.subjectPhysics - Computer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleProgramação e física: possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o arduinopt_BR
dc.title.alternativeProgramming and physics: possibilities for the development of computational thinking using the arduinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoFrente ao crescente avanço tecnológico que ocorre em todos os segmentos da sociedade, torna-se necessário realizar pesquisas que avaliem as possibilidades de inserir recursos e metodologias relacionados ao uso das tecnologias na escola. Tomando-se como base teórica a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no meio escolar, bem como as discussões sobre os elementos que permitem desenvolver o pensamento computacional na fase escolar, busca-se avaliar as contribuições que um curso sobre lógica, programação e Arduino podem trazer para motivar o interesse dos estudantes na aprendizagem da disciplina de Física. O curso foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Curitiba, na qual o pesquisador atua como professor de Física. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário inicial, protocolos de observação, gravações de todas as aulas do curso e um questionário final. Para analisar os dados foram estabelecidas três categorias: 1) a evolução do pensamento computacional, subdividida nas subcategorias decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo; 2) Motivação a partir das aplicações da Física e 3) dificuldades dos estudantes durante o curso”. O produto educacional desenvolvido foi a reelaboração de uma apostila sobre lógica, programação e Arduino com aplicações em Física. A análise dos dados mostrou que o curso contribuiu para a evolução do pensamento computacional dos estudantes e que a estratégia utilizada serviu para motivá-los a aprender os conteúdos de física. Também foram detectadas dificuldades relativas ao uso da lógica, apontando a necessidade de desenvolver estratégias que melhorem esse tipo de abordagem desde as séries iniciais da escolarização dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4646-4383pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9636900218225085pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8817-6630pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151784868437918pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8817-6630pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151784868437918pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Marcos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136237754511950pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentocomputacionalarduino.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamentocomputacionalarduino_produto.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons