Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27601
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bruinsma, Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-11T15:39:13Z | - |
dc.date.available | 2022-03-11T15:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.citation | BRUINSMA, Gustavo. Aplicação de supercapacitores no acionamento de veículos elétricos para aumento da vida útil do sistema de armazenamento de energia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27601 | - |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of the use of supercapacitors in electric vehicles to help preserve the battery life cycle. Initially, a theoretical review of the main topic used in the development of the present work is presented, which are: electric vehicles, energy storage devices, regenerative braking, direct current electric machine, and energy static converters. Then the proposed drive structure for the electric vehicle, subsystems, and circuit configurations of the static converters are presented. An energy management strategy was developed to use supercapacitors to minimize the life cycle wear of the battery, especially in high current situations, such as starts and braking. The electric vehicle drive system was simulated together with battery and supercapacitors, integrating energy management between the energy storage devices used for traction of the electric vehicle and during energy regeneration. After the simulation, a prototype of the system was implemented in the test bench of the laboratory, to carry out the analysis of the system’s behavior. Through the results obtained in the experimental tests of the prototype, it was possible to prove the use of supercapacitors for starting the electric vehicle and in the energy regeneration, thus avoiding the wear life cycle of the battery. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Energia - Armazenamento | pt_BR |
dc.subject | Conversores de corrente elétrica | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Energy storage | pt_BR |
dc.subject | Electric current converters | pt_BR |
dc.title | Aplicação de supercapacitores no acionamento de veículos elétricos para aumento da vida útil do sistema de armazenamento de energia | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of supercapacitors in driving electric vehicles to increase the life cycle of the energy storage system | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise sobre a utilização de supercapacitores em veículos elétricos com o intuito de auxiliar na preservação da vida útil da bateria. Inicialmente apresenta-se uma revisão teórica dos principais assuntos utilizados no desenvolvimento do presente trabalho, são eles: veículos elétricos, dispositivos armazenadores de energia, frenagem regenerativa, máquina elétrica de corrente contínua e conversores estáticos de energia. Em seguida são apresentados a estrutura de acionamento proposta para o veículo elétrico, os subsistemas e configurações dos circuitos dos conversores estáticos. Desenvolveu-se uma estratégia de gerenciamento de energia com o intuito de utilizar supercapacitores para minimizar o desgaste de vida útil da bateria, principalmente em situações de elevada corrente, como partidas e frenagens. Fez-se a simulação do sistema de acionamento do veículo elétrico juntamente com bateria e supercapacitores, integrando o gerenciamento de energia entre os armazenadores de energia utilizados para tração do veículo elétrico e durante a regeneração de energia. Após a simulação, implementou-se um protótipo do sistema em bancada no laboratório, a fim de realizar a análise do comportamento do sistema. Através dos resultados obtidos nos ensaios experimentais do protótipo foi possível comprovar o uso dos supercapacitores para o partida e na regeneração de energia, evitando assim o desgaste da bateria. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carati, Emerson Giovani | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Stein, Carlos Marcelo de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | Carati, Emerson Giovani | - |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Juliano de Pelegrini | - |
dc.contributor.referee3 | Cardoso, Rafael | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COELT_2021_1_01.pdf | 12,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.