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Título: L-Style: uma ferramenta para identificação de estilos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): L-Style: a tool for indentifying learning styles
Autor(es): Rocha, Roberto
Orientador(es): Ito, Giani Carla
Palavras-chave: Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Interface de programas aplicativos (Software)
Learning
Learning strategies
Application Program Interfaces (Computer software)
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: ROCHA, Roberto. L-Style: uma ferramenta para identificação de estilos de aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.
Resumo: O ambiente escolar e formativo é repleto de discentes com diferentes estilos de aprendizagem. Essa realidade, faz com que docentes precisam estar cada dia mais preparados para melhor atender seus alunos, de forma que todos os estilos sejam contemplados nas mais diversas maneiras de ensinar. Assim sendo, múltiplas devem ser as metodologias aplicadas pelos docentes visando o fornecimento e a construção de conhecimentos significativos aos alunos, de modo a minimizar efeitos negativos como o abandono escolar e descontentamento educacional. Nessa vertente, o objetivo geral deste projeto é desenvolver uma aplicação Web para obter uma identificação dos estilos de aprendizagem presentes nos educandos com base no Modelo de David Kolb. Ademais, empregar como ferramenta o instrumento LSI-II, ou seja, Inventário de Estilo de Aprendizagem em um software automatizado. Para tanto, com o desenvolvimento do trabalho é possível obter uma automação para sugerir um caminho para minimizar problemas recorrentes na educação, com o intuito de proporcionar subsídios melhores e adaptados as necessidades educacionais dos docentes. Na implementação realizou-se um levantamento bibliográfico a partir da literatura disponível e após análise dos Modelos de Estilos de Aprendizagens existentes, escolheu-se cinco, elencando como Modelo para a aplicação o de David Kolb. Conquanto, após seleção do Modelo projetou-se uma aplicação Web para automatizar o teste de Kolb. A partir disso, o resultado foi considerado como satisfatório, uma vez que forneceu uma capacidade de analisar e diagnosticar os estilos de aprendizagem pelos seus avaliadores e educadores, contribuindo positivamente com este recurso tecnológico por meio de uma metodologia pedagógica avançada para acesso público
Abstract: The school and training environment is full of students with different learning styles. This reality means that teachers are increasingly prepared to better serve their students, so that all styles are covered in the most diverse ways of teaching. Therefore, multiple methodologies must be applied by teachers, aiming at providing and building meaningful knowledge to students, in order to minimize negative effects such as school dropout and educational discontent. In this aspect, the general objective of this project is to develop a Web application to obtain an identification of the learning styles present in students based on David Kolb's model. Furthermore, use the LSI-II instrument as a tool, that is, the Learning Style Inventory. Therefore, with the development of the project it is possible to obtain automation to minimize recurring problems in education, in order to achieve expressive and satisfactory learning on the part of students. In the implementation, a bibliographic survey was carried out based on the literature available to access and after analyzing the existing models of Learning Styles, five were chosen, listing David Kolb's model as the most advantageous. However, after selecting the model, a Web application was designed to automate the Kolb test. From this, the result was considered satisfactory, since it provided an ability to analyze and diagnose learning styles by its evaluators and educators, contributing positively with this technological resource through an advanced pedagogical methodology for public access
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27588
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