Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27582
Título: | Avaliação em fases: metodologia avaliativa aplicada por meio de ferramentas digitais educacionais |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation in phases: evaluation methodology applied through educational digital tools |
Autor(es): | Lopes, Alessandra Larissa Cherritte Gonçalves |
Orientador(es): | Dutra, Alessandra |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Tecnologia da informação Língua Portuguesa - Estudo e ensino Textos - Gênero Education - Evaluation Information technology Portuguese language - Study and teaching Texts - Gender |
Data do documento: | 5-Out-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | LOPES, Alessandra Larissa Cherritte Gonçalves. Avaliação em fases: metodologia avaliativa aplicada por meio de ferramentas digitais educacionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
Resumo: | A tecnologia vem inovando nos setores educacionais. Neste sentido, para estimular o processo de aprendizagem do aluno em sala de aula são desenvolvidas práticas pedagógicas com novos métodos de ensino e de avaliação os quais têm contado com o potencial dos recursos digitais. Com isso, a avaliação como prática investigativa aplicada aos discentes vem inovando com a utilização das metodologias e das ferramentas digitais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos estudantes de um curso técnico ofertado por um colégio estadual na cidade de Apucarana-PR e discutir os resultados obtidos por meio da avaliação em fases para o ensino dos conteúdos dos gêneros textuais ata, currículo, comunicado e entrevista, da disciplina de Práticas Discursivas e Linguagens. Destaca-se a prova em fases para o favorecimento de aprendizagem dos alunos e proporciona informações que conduza o professor. Assim, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e analítica. Os resultados mostraram que a aplicação da metodologia de avaliação encaminham para um favorecimento da aprendizagem do conteúdo, uma vez que a avaliação em fases proporciona ao discente a oportunidade de rever suas estratégias de estudo. |
Abstract: | Technology has been innovating in educational fields. In this way, to stimulate the student's learning process in the classroom, pedagogical practices are developed with new teaching methods and the insertion of digital resources. With that, the assessment as an investigative practice applied to students has been modifying the use of methodologies that assemble digital tools. This research aims to discuss the results of the application of phased assessment combined with technology for teaching the content of the genres ata, communiqué, interview and curriculum of the Discursive Practices and Languages course of the technical course "Human Resources" of a state school in city of Apucarana-PR. The test in phases stands out to favor students' learning and provides information that leads the teacher. For the development of the writing, the types of bibliographical, field and analytical research were used. The outcome of the studies lead to favoring the learning of the content, since the assessment in phases provides the student with the opportunity to review their study strategies. |
Descrição: | Acompanha: Sequência didática: avaliação em fases |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27582 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaofasesmetodologia.pdf | 973,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
avaliacaofasesmetodologia_produto.pdf | 219,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons