Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581
Título: | Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
Título(s) alternativo(s): | Academic production in undergraduate courses: a comparison between professors at a technological and a traditional university |
Autor(es): | Lara, Luiz Marcelo de |
Orientador(es): | Pilatti, Luiz Alberto |
Palavras-chave: | Universidades e faculdades Ensino superior Publicações científicas Currículos Universities and colleges Education, Higher Science publishing Education - Curricula |
Data do documento: | 20-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | LARA, Luiz Marcelo de. Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo comparar o modelo de universidade através da produção acadêmica de docentes dos cursos de licenciatura de uma universidade tecnológica com os de uma universidade clássica. Trata-se de um estudo comparado, transversal e de natureza predominantemente quantitativa. A amostra foi composta por 1.017 docentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O corpus de pesquisa foi conformado por currículos disponíveis na Plataforma Lattes desses docentes considerando o período compreendido entre 2013 e 2017 e por documentos das duas instituições perquiridas. A recuperação dos currículos aconteceu através da ferramenta de extração scriptLattes. Para análise dos dados levantados foi utilizado o processo de descoberta de conhecimento em base de dados (DCBD). No processo foram percorridas três macroetapas: pré-processamento de mineração de dados; mineração de dados; e, pós-processamento de mineração de dados. Constatou-se que a produção acadêmica dos docentes dos cursos de licenciatura da UFPR é mais consistente e qualificada. A questão temporal e a pesquisa consolidada explicam o resultado. Conclui-se que a UTFPR, apesar de tentativas de manutenção do ideário tecnológico, está muito próxima do modelo clássico de universidade. |
Abstract: | This study aims to compare the university model through the academic production of professors teaching in undergraduate programs at a technological university with those at a traditional university. The study is comparative and quantitative. The sample consists of 1,017 undergraduate professors from two universities: the Federal University of Paraná (UFPR) and the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), Brazil. The research corpus consists of professors’ curricula available on the Lattes Platform considering the period between 2013 and 2017. The identification of curricula to include in the corpus took place using the scriptLattes extraction tool. To analyze the collected data, a knowledge discovery in databases (KDD) process was used, which includes three macro steps: pre-processing of data; data mining; and post-processing of data. The results show that the academic production of undergraduate professors at UFPR is more consistent and qualified than those at UTFPR. Issues related to the period of the study and the consolidation of research can explain the results. We conclude that despite attempts to maintain the ideal of a technological university, UTFPR functions in a very similar manner to the traditional university model. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
producaoacademicalicenciatura.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons