Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27576
Título: | Estudo de ponte trifásica para acionamento de motor cc sem escovas para uso em veículos elétricos |
Título(s) alternativo(s): | Study of three-phase bridge for brushless dc drive for electrical vehicles |
Autor(es): | Trento Junior, Everton |
Orientador(es): | Vargas, Diogo Ribeiro |
Palavras-chave: | Motores elétricos de corrente contínua Veículos elétricos Motores - Dispositivos de partida Energia elétrica - Consumo Inversores elétricos Electric motors, Direct current Electric vehicles Motors - Starting devices Electric power consumption Electric inverters |
Data do documento: | 9-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | TRENTO JUNIOR, Everton. Estudo de ponte trifásica para acionamento de motor cc sem escovas para uso em veículos elétricos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020. |
Resumo: | Motores de corrente contínua sem escovas são amplamente utilizados na indústria por seu baixo consumo de energia. Utilizado também na indústria automotiva por possuir alto torque, em primeiro momento estudou-se métodos de acionamento para motores BLDC (Brushless DC) utilizando modelos já concretizados no mundo da eletrônica de potência. Em segundo momento estudou-se modelos de inversores para a aplicação em veículos elétricos e definiu-se topologias de MOSFET e IGBT a serem simuladas e testadas quanto a suas perdas. Em terceiro momento as simulações das topologias mostraram qual modelo de acionamento tem maior eficiência, robusta e de baixa complexidade. Já em um quarto momento se implementou a topologia acionando o motor e realizando testes sem e com carga em ambiente de laboratório. |
Abstract: | Brushless DC motors are widely used in the industry for their low energy consumption. Also used in the automotive industry due to your high torque, in the first moment the study of drive methods for BLDC (Brushless DC) motors was made using models already known in the area of power electronics; in secondly, were studied inverters for electric vehicles and topologies of MOSFET and IGBT to be simulated and tested for their losses; in thirdly, simulations of topologies showed which model is most efficient, robust and of low complexity; In a fourth moment, the topology was implemented and testing the motor with and without load in laboratory enviroment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27576 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COELT_2020_1_01.pdf | 7,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.