Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27570
Título: Estudo da viabilidade econômico-financeira da criação de uma empresa fabricante de bens de consumo duráveis
Título(s) alternativo(s): Economic and financial viability of creating a company manufacturer of durable goods
Autor(es): Tomazi, Bruno Gigioli
Orientador(es): Ribas, Carlos Alberto
Palavras-chave: Análise econômico-financeira
Estudos de viabilidade
Negócios - Planejamento
Bens de consumo duráveis
Ratio analysis
Feasibility studies
Business - Planning
Durable goods, Consumer
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TOMAZI, Bruno Gigioli. Estudo da viabilidade econômico-financeira da criação de uma empresa fabricante de bens de consumo duráveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O mercado atual está se recuperando da crise econômica e social devido à pandemia do coronavirus. Diversas empresas tiveram prejuízos e foram reduzidas, enquanto outras expandiram ainda mais seus negócios, como empresas que atuam no ecommerce. Dessa forma, não se sabe se é viável a criação de novas empresas, e uma análise se torna válida para reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso do negócio. Este estudo acadêmico realizou uma análise mercadológica de forma pouco convencional com apoio da versão gratuita do software Atlas. TI para explorar dados a fim de estudar o nível de aceitação e os atributos de um bem de consumo durável, e realizou cálculos de viabilidade econômico-financeira para criação da empresa fabricante do produto, que atua apenas com vendas online. Como resultado, o investimento se mostrou viável, com taxa interna de retorno (TIR) de 23,51% superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 10,8% e VPL de R$ 141.435,83 ao final do planejamento de 5 anos.
Abstract: The current market is recovering from the economic and social crisis due to the coronavirus pandemic. Several companies suffered losses and were reduced, while others expanded their business even more, as the ecommerce companies. Thus, it is not known whether the creation of new companies is viable, and an analysis becomes valid to reduce risks and increase the chances of business success. This academic study carried out a market analysis in an unconventional way with the support of the free version of the Atlas.TI software to explore data in order to study the level of acceptance and attributes of a durable good, and performed economicfinancial feasibility calculations to create the company that manufactures the product, which only works with online sales. As a result, the investment proved to be viable with an internal rate of return (IRR) of 23.51%, and was higher than the minimum attractiveness rate (MARR) of 10.8% and NPV of R$141,435.83 at the end of the 5year plan.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27570
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoviabilidadeeconomicofinanceira.pdf
  Disponível a partir de 2025-01-02
1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.