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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Arthur Henrique Rapschinski | - |
dc.creator | Souza, Leonardo Silveira Mariano de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T23:15:54Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T23:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Arthur Henrique Rapschinski; SOUZA, Leonardo Silveira Mariano. Análise modal numérica de uma estrutura do tipo Baja. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27562 | - |
dc.description.abstract | Modal analysis is the study of vibrations, more specifically about the dynamic properties of systems at the frequency domain. When projecting a structure in engineering, the modal analysis utilizes the total mass and structural rigidity of the system with the key objective of finding the diverse natural frequencies on which the structure resonates and its mode shapes. The modal analysis study during a project has the purpose of making sure the external stimulus frequencies is kept away from the structure’s natural frequencies. These stimulus can be from various types and, for a BAJA vehicle, the stimulus may come from diverse components from the car itself or even from external entries. In this work there will be only the modal analysis and the representation of the values obtained from the numerical simulations. For the validation of the method used, it was applied to the reference chassi that was simulated and experimentally validated. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise modal | pt_BR |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Modal analysis | pt_BR |
dc.subject | Vibration | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.title | Análise modal numérica de uma estrutura do tipo Baja | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A análise modal é o estudo de vibrações, mais especificamente das propriedades dinâmicas de sistemas no domínio da frequência. Quando se projeta uma estrutura em engenharia, a análise modal utiliza a massa total e rigidez estrutural com o objetivo de encontrar as diversas frequências nas quais a estrutura entra em ressonância, além dos modos de vibrar da mesma. O estudo de análise modal durante um projeto tem como objetivo fazer com que as frequências operacionais não coincidam com as frequências naturais da estrutura. Tais excitações podem ser dos mais diversos tipos e, no caso de um veículo BAJA, as frequências de excitação da estrutura podem ser provenientes de diferentes componentes do veículo ou serem entradas externas. Nesse trabalho serão abordados apenas a análise modal e a representação dos valores obtidos a partir de simulações numéricas. Para a validação do método aplicado, o mesmo foi aplicado para um chassi de referência que foi simulado e validado experimentalmente. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Adailton Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Adailton Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Ferneda, Amauri Bravo | - |
dc.contributor.referee3 | Koroishi, Edson Hideki | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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