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dc.creatorCorrea, Michel Frederico França-
dc.date.accessioned2022-03-07T23:11:14Z-
dc.date.available2022-03-07T23:11:14Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationCORREA, Michel Frederico França. Análise numérica de um escoamento no perfil NACA0018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27558-
dc.description.abstractThis work has begun with the main objective of exploring an open-source software, especially those created for fluid dynamics analyzes. With that in mind, an investigation as conducted through some references to identify problems that could be studied with this tool. After this investigation the theme of this dissertation was found, aerodynamics hysteresis. The study of the hysteresis, if properly conducted can show why does an airplane can lose lift at some high angles of pitch. For this study the aerodynamic profile chosen was NACA 0018, which is a simple profile who also has a wide range of experimental and simulation data. The software chosen was OpenFOAM, a tool that has an extensive range of features to solve a large amount of problems in most areas of engineering, this tool makes an analyses of codes and folders to solve his problems. Throughout this dissertation was demonstrated how FOAM can be used to perform CFD calculations and also an analysis of the efficiency of the simulations to predict the detachment of the fluid at high angles of attack was made by the comparison of experimental and simulations values of pressure, lift and drag coefficients.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectPressãopt_BR
dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectPressurept_BR
dc.subjectDrag (Aerodynamics)pt_BR
dc.titleAnálise numérica de um escoamento no perfil NACA0018pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho iniciou-se com o objetivo de se explorar com mais profundidade os softwares abertos, especificamente aqueles criados para a fluidodinâmica computacional. Para isso, foi investigada uma problemática atualizada cujas referências tornassem possíveis o estudo adequado de um fenômeno no campo da mecânica dos fluidos. Nessa investigação, optou-se pelo estudo da histerese aerodinâmica, que é um problema muito trabalhado na aviação pois causa perda de sustentação das aeronaves. Para tal, foi utilizado o perfil NACA0018, que é um perfil aerodinâmico simples e também possui uma gama extensa de estudos experimentais e simulações realizadas sobre ele. O softwares escolhido para a simulação numérica foi o OpenFOAM, uma ferramenta que através da análise de ficheiros e de cálculos computacionais, consegue resolver uma série de problemas na maior parte das áreas de engenharia. Ao longo desta dissertação, demonstra-se detalhadamente como essa ferramenta pode ser utilizada para se realizar simulações em fluidodinâmica e também é feita a análise de sua eficiência para prever o descolamento do fluído em altos ângulos de ataque através da análise dos coeficientes de pressão, sustentação e arrasto.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Lourenço, Marcos Antonio de Souza-
dc.contributor.referee1Lourenço, Marcos Antonio de Souza-
dc.contributor.referee2Suguimoto, Fabio Kenji-
dc.contributor.referee3Gallo, Rubens-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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