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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Luiz Felipe Prado da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T23:10:42Z | - |
dc.date.available | 5000 | - |
dc.date.available | 2022-03-07T23:10:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Felipe Prado. Projeto do sistema de direção de um veículo tipo baja SAE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27557 | - |
dc.description.abstract | This paper presents step-by-step the dimensioning of the steering system of the vehicle type baja belonging to the Procobaja team, bringing the design of the steering box, manufacture and installation in the vehicle. The purpose was to develop a mechanism that could be implemented by the procobaja team, using all the theoretical and technical resources available on the university campus and that could reach a curve radius equal to or inferior than the ones of the best teams in the Baja SAE segment. Thus, for the preparation of the document, it was researched in the literature concerning to the vehicle dynamics and through internal and external brainstorming (regional and national competitions), being possible to create the project. Engaging Engineering areas such as vehicle dynamics, machine elements, CAD, CAE, CAM, multibody systems, and manufacturing processes from the conventional to the most modern machining (CNC milling machine). The objectives were achieved, a compact and efficient system was produced so that the vehicle reached a curve radius of less than 2 meters with the pilot not withdrawing his hands from the steering wheel to make the maneuver. The device represents a great achievement for procobaja team, however, more dynamic tests are needed for system improvement, with variations of other suspension and steering factors that directly interfere with the performance of the set. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Direção de veículos a motor | pt_BR |
dc.subject | Veículos off-road | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle driving | pt_BR |
dc.subject | Off-road vehicles | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.title | Projeto do sistema de direção de um veículo tipo baja SAE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta em passo a passo o dimensionamento do sistema de direção do veículo tipo baja da equipe Procobaja, trazendo a concepção da caixa de direção, fabricação e instalação no veículo. O propósito foi desenvolver um mecanismo que poderia ser executado pela a equipe, utilizando todos os recursos teóricos e técnicos disponíveis no campus da universidade e que atingisse um raio de curva igual ou inferior ao das melhores equipes do segmento Baja SAE, das quais tinham um bom desempenho na provas de slalom. Entanto para a elaboração do documento fez-se pesquisas na literatura de dinâmica veicular e por intermédio de brainstorming interno e externo (competições regionais e nacionais), logo foi possível criar o projeto. Englobando as áreas da engenharia como dinâmica veicular, elementos de máquinas, softwares CAD, CAE, CAM, de sistemas multicorpos, e processos de fabricação convencionais aos mais modernos de usinagem (fresa CNC). Os objetivos foram alcançados, produziu-se um sistema compacto e eficaz de maneira que o veículo alcançou um raio de curva menor do que 2 metros sem que o piloto retire as mãos do volante para efetuar a manobra. O dispositivo representa um grande feito para equipe procobaja, todavia são necessários mais testes dinâmicos para o melhoramento do sistema, com variações de outros fatores da suspensão e direção que interferem diretamente no desempenho do conjunto. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Francisco, Júlio César de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Júlio César de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Ferneda, Amauri Bravo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Rodrigo Henriques Lopes da | - |
dc.contributor.referee4 | Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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