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dc.creatorBedenaroski, Marcos-
dc.date.accessioned2022-03-07T13:30:16Z-
dc.date.available2022-03-07T13:30:16Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationBEDENAROSKI, Marcos. Diretrizes para escoramento metálico para lajes de concreto moldadas in loco. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27546-
dc.description.abstractIn order to reduce waste and costs of civil construction and consequently increase productivity and the search for new technologies and improvements in construction sites, new materials have been improved and reused. For the shoring of the beams, wood is usually used, they hamper the construction process and require a lot of labor. They started to be replaced by metal struts, which are easy to assemble, have a high utilization and facilitate the work in all ways. To direct the design with these structures, NBR 15696: 2009 and the Doka shoring manual (2014) are found. However, in Brazil there are still few studies that compare and verify whether these metallic structures meet the requirements pre-established in these guides. The objective of this work is to define the guidelines for the metallic shoring of solid concrete slabs during the construction stage. For this, projects of works of the region of Pato Branco / PR of metallic shoring in solid concrete slabs were analyzed. These projects were compared with the standard NBR 15696: 2009 and with the manual already mentioned, in order to verify if they met all requirements. It was possible to verify on which parameters the metallic shoring projects are elaborated, taking into account the right foot of the slab and its thickness, the support base of the shoring as well as its maximum and minimum distances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConstrução metálicapt_BR
dc.subjectEscoras (Engenharia)pt_BR
dc.subjectLajes de concretopt_BR
dc.subjectBuilding, Iron and steelpt_BR
dc.subjectStruts (Engineering)pt_BR
dc.subjectConcrete slabspt_BR
dc.titleDiretrizes para escoramento metálico para lajes de concreto moldadas in locopt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for metallic shoring for concrete slabs molded in locopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo intuito de diminuir os desperdícios e custos da construção civil e consequentemente aumentar a produtividade e a busca por novas tecnologias e melhorias nos canteiros de obra novos materiais vêm sendo aperfeiçoados e reaproveitados. Para o escoramento de lajes, é usualmente utilizado escoras madeira cerrada, estas dificultam o processo construtivo e requerem muita mão-de-obra. Elas passaram a ser substituídas por escoras metálicas, que são de fácil montagem, podendo ser utilizadas inúmeras vezes, facilitando a montagem da laje. Para direcionar o dimensionamento com estas estruturas são encontrados a NBR 15696:2009 e o Manual de escoramento Doka (2014). Entretanto, no Brasil ainda são escassos os trabalhos que comparem e verifiquem se estas estruturas metálicas atendem aos requisitos pré-estabelecidos nestes guias. O objetivo deste trabalho é definir os parâmetros para o escoramento metálico de lajes maciças em concreto durante a etapa de construção. Para isto, foram analisados projetos de obras da região de Pato Branco/PR de escoramento metálico em lajes maciças de concreto. Estes projetos foram comparados com a norma NBR 15696:2009 e com o manual já citados, a fim de verificar se os mesmos atendiam todas as exigências. Foi possível verificar sobre quais parâmetros os projetos de escoramento metálicos são elaborados, onde se é levado em conta o pé direito da laje e sua espessura, a base de apoio do escoramento assim como suas distâncias máximas e mínimas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Siliprandi, Elizângela Marcelo-
dc.contributor.referee1Milani, Cleovir-
dc.contributor.referee2Pereira Filho, José Ilo-
dc.contributor.referee3Siliprandi, Elizângela Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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