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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFortuoso, Marcelo-
dc.date.accessioned2022-02-27T23:02:17Z-
dc.date.available2022-02-27T23:02:17Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationFORTUOSO, Marcelo. Estudo do desempenho de um motor de combustão interna turboalimentado e com restrição da entrada de ar. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27519-
dc.description.abstractThe present work describes the performance and efficiency improvement achieved in an engine that will be used in the Formula SAE competition. It is an engine manufactured by the Yamaha company, with 320 cc of displacement, 2 cylinders and 4 valves per cylinder. In its original version, the engine is naturally aspirated and fueled with gasoline, and the maximum power and maximum torque values declared by the manufacturer are, respectively, 42 hp and 3.02 kg.f.m. The increase in power and torque of this engine was obtained by using a turbocharger with an intercooler and by replacing gasoline with ethanol. Such modifications were made observing a limitation established in the Formula SAE competition rules, according to which the intake air must pass through a 19 mm diameter throat, thus restricting the maximum amount of air that can be admitted. After the modifications, the engine was recalibrated using the Megasquirt MS2 programmable electronic injection system to then be mounted on an experimental vehicle, which was subjected to tests in a roller dynamometer. In addition, a computational model was built using the Ricardo Wave software, which allowed simulating the functioning of the engine before and after the modifications. The simulation results were compared with experimental results, which allowed validating the simulation results and verifying that the power and torque gains reached values in the order of 70% at their peak values.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectTurbocompressorespt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Igniçãopt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectTurbochargerspt_BR
dc.subjectEthanolpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Ignitionpt_BR
dc.titleEstudo do desempenho de um motor de combustão interna turboalimentado e com restrição da entrada de arpt_BR
dc.title.alternativePerformance study of an internal combustion engine turbocharged and with intake air restrictedpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve a melhoria de desempenho e de rendimento conseguida em um motor que será utilizado na competição Fórmula SAE. Trata-se de um motor fabricado pela empresa Yamaha, com 320 cc de cilindrada, 2 cilindros e 4 válvulas por cilindro. Na sua versão original o motor é naturalmente aspirado e alimentado com gasolina, sendo que os valores de potência máxima e torque máximo declarados pelo fabricante são, respectivamente, 42 cv e 3,02 kg.f.m. O aumento da potência e do torque desse motor foi obtido pela utilização de um turbocompressor com intercooler e pela substituição da gasolina pelo etanol. Tais modificações foram feitas observando-se uma limitação estabelecida nas regras da competição Fórmula SAE, segundo a qual o ar de admissão deve passar por uma garganta de 19 mm de diâmetro, restringindo, assim, a quantidade máxima de ar que pode ser admitida. Após as modificações o motor foi recalibrado usando o sistema de injeção eletrônica programável Megasquirt MS2 para, então, ser montado em um veículo experimental, o qual foi submetido a ensaios em um dinamômetro de rolo. Além disso, foi construído um modelo computacional usando o software Ricardo Wave, o que permitiu simular o funcionamento do motor antes e depois das modificações. Os resultados das simulações foram comparados com resultados experimentais, o que permitiu validar os resultados da simulação e verificar que os ganhos de potência e torque atingiram valores da ordem de 70% nos seus valores de pico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3407-9701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341856493134287pt_BR
dc.contributor.advisor1Alegre, José Antonio Andrés Velásquez-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1305-6567pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9795873015970798pt_BR
dc.contributor.referee1Alegre, José Antonio Andrés Velásquez-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1305-6567pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9795873015970798pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Key Fonseca de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072369113485236pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Ricardo Alan Verdu-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9620-7329pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582822311318387pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
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