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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Biedacha, Marina Myszak | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T14:45:54Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T14:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.citation | BIEDACHA, Marina Myszak. Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27496 | - |
dc.description.abstract | The scenario of the Brazilian asphalt pavement previses changes. The new method for dimensioning road structures in development, considering a mechanistic-empirical routine, which seeks to replace the current method considering the development of more rational methods of sizing. The present study aims to present an alternative for dimensioning a contour for cargo traffic that crosses the city of Itapejara D ’Oeste through the PR-493 highway, comparing the alternatives for the location. For then were done topographic surveys were carried out by georeferencing, traffic survey, route definition, laboratory tests to define subgrade soil characteristics, characterization of the results found and the dimensioning of the flexible pavement structure by the method of the Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), this being compared and simulations in the MeDiNa software according to the conditions adopted in view of the due to de lack of parameters of the materials used in the dimensioning. It can be seen the significant difference in the use of the two methods, while the DNER aims only to protect the subgrade from excessive plastic deformations, the MeDiNa performs the analysis and dimension of pavements through by studying the multiple layers of materials that make up the pavement. In this study, comparison between the sizing, showed that structures dimensioned by the dimensioning method, still in force, of flexible pavements of the extinct DNER, when submitted to a detailed analysis by MeDiNa can point out deficiencies in the pavement, even before reaching the estimated design period. The mechanistic-empirical method used in the MeDiNa software allows the designer to foresee possible scenarios of the pavement performance over time, ensuring the rational use of materials and building floors with better use for the user throughout the project period. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Projetos e construção | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject | Fundações (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Pavements | pt_BR |
dc.subject | Roads - Design and construction | pt_BR |
dc.subject | Pavements, Flexible | pt_BR |
dc.subject | Foundations | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa | pt_BR |
dc.title.alternative | Dimensioning asphaltic paving the DNER method and comparative with the current mechanistic-empirical method MeDiNa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O cenário da pavimentação asfáltica brasileira prevê mudanças. Em desenvolvimento o novo método de dimensionamento de estruturas rodoviárias considera uma rotina mecanística-empírica, que busca substituir o método vigente considerando o desenvolvimento de métodos mais racionais de dimensionamento. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o dimensionamento de um contorno para o tráfego de cargas que traspõe a cidade de Itapejara D’ Oeste - PR através da rodovia PR-493, comparando as alternativas para o local. Foram realizados levantamento topográfico por georreferenciamento, levantamento de tráfego, definição do traçado, ensaios laboratoriais para definir características do solo do subleito, caracterização dos resultados encontrados e o dimensionamento da estrutura do pavimento flexível pelo método do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), sendo este comparado as estruturas dimensionadas no software MeDiNa de acordo com as condições adotadas frente à falta de parâmetros dos materiais utilizados no dimensionamento. Pode-se perceber a significativa diferença na utilização dos dois métodos, enquanto o DNER visa, a princípio, proteger o subleito de deformações plásticas excessivas, o MeDiNa possibilita a análise e dimensionamento de pavimentos por meio do estudo das múltiplas camadas dos materiais que compõe o pavimento. Neste estudo, o comparativo entre os métodos de dimensionamento mostrou que estruturas dimensionadas pelo método de dimensionamento, ainda vigente, de pavimentos flexíveis do extinto DNER, quando submetidas a uma análise detalhada pelo MeDiNa pode apontar deficiências no pavimento, inclusive antes de atingir o período de projeto estimado. O método mecanístico-empírico utilizado no software MeDiNa possibilita ao projetista antever possíveis cenários do desempenho do pavimento ao longo do tempo, garantindo a utilização racional de materiais e construção de pavimentos com melhor serventia ao usuário durante todo o período de projeto. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee1 | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
dc.contributor.referee2 | Tabalipa, Ney Lyzandro | - |
dc.contributor.referee3 | Trombetta, Jairo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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