Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Mike-
dc.date.accessioned2022-02-24T14:31:11Z-
dc.date.available2022-02-24T14:31:11Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationDUARTE, Mike. O estado da arte quanto à utilização de veículos aéreos não tripulados para o levantamento de defeitos superficiais em pavimentos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27495-
dc.description.abstractSurface defects in road pavements are a concern that has an economic, safety and comfort to users. Traditional methods of surveying such defects are expensive, time-consuming, block traffic and pose risks to the technicians involved. Therefore, and seeking to take advantage of new emerging technologies, such as Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), researchers and teaching and research institutions have been working to develop methods of applying these technologies to survey surface defects in pavements, seeking an optimization the time and financial resources involved in this process. Because there are countless academic researches relating to topics such as UAVs and Surface Defects of Pavements, the realization of a bibliographic study on this theme is important, since researches of this nature are fundamental and present in a summarized academic work the proposed theme, showing when, how and with what methods and materials academic work is being done. Therefore, this work seeks to answer these questions through a bibliographic review on research involving themes related to the use of UAVs for the identification of surface defects in pavements. The techniques and methodologies involved in these researches are discussed and the main results and possible gaps in such works are presented. In general, some results have shown promise, with a high percentage of correct defects such as cracks, pans and patches. It also highlights some difficulties in relation to the algorithms used and UAV methods in the practice of Pavement Management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPredator (Drone)pt_BR
dc.subjectPavimentos - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectPredator (Drone aircraft)pt_BR
dc.subjectPavements - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectDrone aircraftpt_BR
dc.titleO estado da arte quanto à utilização de veículos aéreos não tripulados para o levantamento de defeitos superficiais em pavimentospt_BR
dc.title.alternativeThe state of the art regarding the use of Unmanned Aerial Vehicles to survey surface defects in pavementspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs defeitos superficiais em pavimentos rodoviários são uma preocupação que possui caráter econômico, de segurança e conforto aos usuários. Os métodos tradicionais de levantamento de tais defeitos são caros, demorados, loqueiam o tráfego e trazem riscos aos técnicos envolvidos. Diante disso, e buscando aproveitar as novas tecnologias emergentes, tais como os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa têm trabalhado para desenvolver métodos de aplicações dessas tecnologias para o levantamento de defeitos superficiais em pavimentos, buscando uma otimização do tempo e dos recursos financeiros envolvidos nesse processo. Por se ter inúmeras pesquisas acadêmicas relacionando temas como VANTs e Defeitos Superficiais dos Pavimentos, a realização de um estudo bibliográfico sobre esse tema é importante, uma vez que pesquisas dessa natureza são fundamentais e apresentam de forma sintetizada trabalhos acadêmicos do tema proposto, mostrando quando, como e comquais métodos e materiais os trabalhos acadêmicos estão sendo feitos. Portanto, este trabalho busca responder a essas questões por meio de uma revisão bibliográfica sobre pesquisas envolvendo temas relacionados ao uso de VANTs para a identificação de defeitos superficiais em pavimentos. Discute-se as técnicas e metodologias envolvidas nessas pesquisas e apresentam-se os principais resultados e as possíveis lacunas de tais trabalhos. De modo geral, alguns resultados mostraram-se promissores, com alta porcentagem de acerto de defeitos como trincas, panelas e remendos. Destaca-se ainda algumas dificuldades em relação aos algoritmos utilizados e métodos de VANTs na prática de Gerência de Pavimentos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee1Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee2Felipetto, Henrique-
dc.contributor.referee3Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2020_1_08.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.