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Título: Estresse e Síndrome de Burnout em acadêmicos do curso de Ciências Contábeis
Título(s) alternativo(s): Stress and Burnout syndrome in the students of the Accounting Sciences course
Autor(es): Herber, Eliane Tavares
Rebelatto, Francieli Dalla Costa
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Stress (Psicologia)
Burnout (Psicologia)
Fadiga mental
Estudantes
Ensino superior
Stress (Psychology)
Burn out (Psychology)
Mental fatigue
Students
College teaching
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: HERBER, Eliane Tavares; REBELATTO, Francieli Dalla Costa. Estresse e síndrome de burnout em acadêmicos do curso de ciências contábeis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Diversos estudantes brasileiros de contabilidade vivenciam diariamente uma jornada dupla, conciliando o trabalho durante o dia e o estudo a noite. Para os alunos que exercem atividades remuneradas, o estudo é considerado, uma extensão da jornada de trabalho. Essa condição pode contribuir para uma carga excessiva de obrigações, dificultando o controle dos sentimentos bons e ruins acumulados no dia a dia, muitas vezes ocasionando o surgimento do estresse, este é caracterizado por um estado de tensão e desequilíbrio intenso no organismo. O estresse pode desencadear diversas doenças como a síndrome de Burnout, que está diretamente relacionada ao estresse crônico, à exaustão emocional e o esgotamento físico e mental. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo medir os níveis de estresse nos acadêmicos, verificar se há presença da síndrome de Burnout e analisar as possíveis causas destes, caso fossem diagnosticados durante o ano letivo de 2019, nos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco. A presente pesquisa classifica-se como descritiva, possui abordagem quantitativa e se enquadra como survey. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados das 138 respostas válidas foram ISSL (Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp) e CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory – Student Version). Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam a presença de estresse nos estudantes respondentes da pesquisa, indicando que os alunos se encontram mais estressados no 1º e 2º bimestres do ano, apresentando menos sintomas nos demais. O estudo identifica estudantes com sintomas de estresse na fase de exaustão, também conhecido como síndrome de Burnout; estes estão relacionados principalmente com a vida pessoal e ao trabalho/estudos, o que é claramente um reflexo da dupla jornada vivenciada pelos respondentes. Os resultados obtidos no teste de Anova de Friedman indicam que há diferenças dos níveis de estresse entre os bimestres, e que há mais alunos no nível de quase exaustão e exaustão nos dois primeiros bimestres do ano. Com relação ao teste Anova referente a síndrome de Burnout, os dados apresentados demonstram que não houve diferenças estatisticamente significativas entre os quatro bimestres analisados. Diante dos resultados obtidos espera-se fomentar discussões em torno do assunto, uma vez que podem servir de fonte de informação para os estudantes, de maneira que organizem os seus cronogramas para não sentir a sobrecarga da dupla jornada, e que a universidade possa realizar intervenções junto do grupo de estudantes mais afetados, viabilizando propostas para minimizar os efeitos do estresse na vida acadêmica, evitando problemas de evasão estudantil.
Abstract: Several Brazilian accounting students experience a double day, combining work during the day and study at night. For students who carry out paid activities, the study is considered an extension of the workday. This condition can contribute to an excessive burden of obligations, making it difficult to control the good and bad feelings accumulated in daily life, often causing the emergence of stress, which is characterized by a state of tension and intense imbalance in the body. Stress can trigger several diseases such as Burnout syndrome, which is directly related to chronic stress, emotional exhaustion and physical and mental exhaustion. In view of this, the present study aimed to measure stress levels in academics, check for the presence of Burnout syndrome and analyze the possible causes of these, if they were diagnosed during the academic year of 2019, in the students of the Accounting Sciences course at Federal Technological University of Paraná (UTFPR) - Pato Branco Campus. This research is classified as descriptive, has a quantitative approach and fits as a survey. The instruments used to collect data from the 138 valid responses were ISSL (Lipp's Stress Symptom Inventory for Adults) and CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory - Student Version). The results obtained in the research show the presence of stress in the students who responded to the research, indicating that students are more stressed in the 1st and 2nd bimonths of the year, presenting less symptoms in the others. The study identifies students with symptoms of stress in the exhaustion phase, also known as Burnout syndrome; these are mainly related to personal life and work / studies, which is clearly a reflection of the double journey experienced by the respondents. The results obtained in Friedman's Anova test indicate that there are differences in stress levels between the two months, and that there are more students at the level of near-exhaustion and exhaustion in the first two months of the year. With regard to the Anova test for Burnout syndrome, the data presented demonstrate that there were no statistically significant differences between the four bimonths analyzed. In view of the results obtained, it is expected to encourage discussions on the subject, since they can serve as a source of information for students, so that they organize their schedules so as not to feel the burden of the double shift, and that the university can carry out interventions with the group of students most affected, enabling proposals to minimize the effects of stress on academic life, avoiding problems with student dropout.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27478
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