Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27477
Título: | Relação entre estratégias de aprendizagem autorreguladas e prorrogação da gratificação acadêmica: um estudo relacionado com o sucesso acadêmico na área de negócios |
Título(s) alternativo(s): | Relationship between self-regulated learning strategies and extension of academic gratification: a study related to academic success in the business area |
Autor(es): | Xavier, Rodrigo de Castilho |
Orientador(es): | Antonelli, Ricardo Adriano |
Palavras-chave: | Rendimento escolar Aprendizagem Estratégias de aprendizagem Contabilidade Administração Academic achievement Learning Learning strategies Accounting Management |
Data do documento: | 10-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | XAVIER, Rodrigo de Castilho. Relação entre estratégias de aprendizagem autorreguladas e prorrogação da gratificação acadêmica: um estudo relacionado com o sucesso acadêmico na área de negócios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. |
Resumo: | O rendimento acadêmico tem sido foco de várias pesquisas que exploram indicadores do sucesso acadêmico. Dos diversos fatores que propiciam o sucesso acadêmico, as estratégias autorreguladas de aprendizagem e a prorrogação da gratificação acadêmica se constituem no foco da presente pesquisa. A autorregulação da aprendizagem é uma área do conhecimento presente na psicologia da educação cujo conceito é relevante não apenas no aprendizado do aluno, mas também no desempenho acadêmico, e consiste na prática de estratégias de aprendizagem pelos acadêmicos e subdivide-se nos grupos de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gestão dos recursos de aprendizagem. A prorrogação da gratificação acadêmica é a postergação de oportunidades por parte dos acadêmicos, que possuíam disponibilidade para atender impulsos, com a intenção de ter significativas recompensas acadêmicas que são mais remotas, porém mais importantes. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a prorrogação da gratificação acadêmica e as estratégias de aprendizagem autorregulada com o sucesso acadêmico dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração de duas universidades públicas do Paraná. No que tange aos aspectos metodológicos, configura-se em estudo formal, descritivo, transversal e estatístico. Foram utilizados os instrumentos MSLQ (Motivated Strategies for Learning Questionnaire) e ADOGS (Academic Delay of Gratification Scale) para a coleta de dados, obtendo-se 74 respostas válidas. Os principais resultados do estudo apresentam uma relação positiva apenas entre as estratégias metacognitivas e o rendimento acadêmico. Os resultados também apresentaram que a prorrogação acadêmica não é diferente em alunos que possuem maior ou menor rendimento acadêmico. Além disso, observa-se uma relação positiva entre as estratégias de pensamento crítico e a prorrogação da gratificação. Nessa perspectiva, esses resultados podem ser utilizados pelas instituições como uma ferramenta estratégica para o aperfeiçoamento das metodologias de ensino-aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos. |
Abstract: | Academic performance has been the focus of several studies that explore indicators of academic success. Of the several factors that provide academic success, self-regulated learning strategies and the extension of academic gratification are the focus of this research. Self-regulation of learning is an area of knowledge present in educational psychology whose concept is relevant not only in student learning, but also in academic performance, and consists of the practice of learning strategies by academics and is subdivided into groups of cognitive strategies, metacognitive and learning resource management. The extension of academic gratification is the postponement of opportunities on the part of academics, who were available to respond to impulses, with the intention of having significant academic rewards that are more remote, but more important. In this perspective, the present study aimed at evaluating the relationship among the extension of academic gratification and self-regulated learning strategies with the academic success of students in the Accounting and Administration course at two public universities in Paraná. Regarding to the methodological aspects, it is configured in a formal, descriptive, transversal and statistical study. The MSLQ (Motivated Strategies for Learning Questionnaire) and ADOGS (Academic Delay of Gratification Scale) instruments were used for data collection, obtaining 74 valid responses. The main results of the study show a positive relationship only among metacognitive strategies and academic performance. The results also showed that the academic extension is no different in students who have higher or lower academic performance. In addition, there is a positive relationship among critical thinking strategies and the extension of gratification. In this perspective, these results can be used by the institutions as a strategic tool for the improvement of teaching-learning methodologies according to the students' reality. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27477 |
Aparece nas coleções: | PB - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estrategiasaprendizagemprorrogacaogratificacao.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons