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Título: Avaliação de desempenho por meio do Balanced Scorecard: estudo de caso em uma empresa da área da saúde
Título(s) alternativo(s): Evaluation through the Balanced Scorecard: case study in a healthcare company
Autor(es): Pereira, Andressa Alves
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Padrões de desempenho - Indicadores
Planejamento estratégico
Contabilidade gerencial
Performance - Evaluation
Performance standards - Directories
Strategic planning
Managerial accounting
Data do documento: 11-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEREIRA, Andressa Alves. Avaliação de desempenho por meio do Balanced Scorecard: estudo de caso em uma empresa da área da saúde. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: No atual contexto empresarial, caracterizado pela competitividade, bem como por evoluções tecnológicas e sociais, a adoção de um controle gerencial pode auxiliar gestores nos processos de tomada de decisão por meio da avaliação de desempenho. Por conseguinte, torna-se necessário o aprimoramento de processos internos e o estabelecimento de estratégias visando a sustentabilidade da organização à longo prazo. Neste sentido, o Balanced Scorecard se revela como um instrumento que integra objetivos e indicadores de desempenho alinhando o pensamento estratégico aos resultados operacionais, mediante perspectivas financeiras e não financeiras. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo aplicar um modelo de avaliação de desempenho baseado no Balanced Scorecard desenvolvido para uma empresa prestadora de serviços da área da saúde. O enquadramento metodológico utilizado para desenvolver este estudo de caso classifica-se como descritivo, qualitativo e documental. A coleta de dados inclui o levantamento de dados primários e secundários, além da realização de entrevistas semiestruturadas com a responsável pela unidade antes e após a implementação do BSC. Por meio de entrevistas com a gestora da empresa, foi possível compreender os processos de uma clínica de diagnóstico por imagem e elaborar um planejamento estratégico com respectivos objetivos, indicadores de desempenho, metas e iniciativas. Com o posterior estabelecimento do BSC e comunicação à equipe, foram evidenciados os resultados obtidos na empresa no período de agosto e setembro de 2020, de acordo com as quatro perspectivas do BSC, comparando os mesmos com as metas definidas para alcance. Além disso, foi verificado que a implementação desse sistema gerencial possibilita a integração e controle das informações da empresa, o monitoramento de seu desempenho, a tradução da estratégia e o planejamento de ações visando seu desenvolvimento futuro. Dentre as dificuldades citadas pela gestora para execução deste processo destacam-se a resistência de uma pequena parte da equipe e a necessidade de compreensão e efetiva adoção dos indicadores de acompanhamento do BSC. Por fim, foi realizado um comparativo entre o presente trabalho com outros estudos correlatos, o que evidencia a importância e contribuições do BSC para as organizações.
Abstract: In the current business context, characterized by competitiveness, as well as technological and social developments, the use of management control can assist managers in decision-making processes through performance evaluation. Therefore, it is necessary to improve internal processes and establish strategies aimed at the long-term sustainability of the organization. In this sense, the Balanced Scorecard is revealed as an instrument that integrates objectives and performance indicators, aligning strategic thinking with operational results, through financial and non-financial perspectives. In view of the above, this study aims to apply a performance evaluation model based on the Balanced Scorecard developed for a company that provides healthcare services. The methodological framework used to develop this case study is classified as descriptive, qualitative and documentary. Data collection includes the collection of primary and secondary data, as well as to conducting semi-structured interviews with the person responsible for the unit before and after the implementation of the BSC. Through interviews with the company's manager, it was possible to understand the processes of a diagnostic imaging clinic and elaborate a strategic plan with their objectives, performance indicators, goals and initiatives. With the subsequent establishment of the BSC and communication to the team, the results obtained in the company in the period of August and September 2020 were evidenced, according to the four perspectives of the BSC, comparing them with the goals defined to reach. In addition, it was verified that the implementation of this management system enables the integration and control of the company's information, the monitoring of its performance, the translation of the strategy and the planning of actions aiming at its future development. Among the difficulties cited by the management for the implementation of this process include the resistance of a small part of the team and the need for understanding and effective adoption of indicators and monitoring of the BSC. Finally, a comparison was made between the present work and other related studies, which shows the importance and contributions of the BSC to organizations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27475
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