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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sakamoto, Lucas Hideyke | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-23T01:27:55Z | - |
dc.date.available | 5000 | - |
dc.date.available | 2022-02-23T01:27:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SAKAMOTO, Lucas Hideyke. Análise estrutural da suspensão dianteira de um mini baja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27438 | - |
dc.description.abstract | There is a great demand to the structural reliability of the systems and components of the off road racing vehicle, especially the suspension system since it is responsible for absorbing the impacts resulted from the irregularity of the ground and obstacles present in the dynamic tests. Because of that, a structural analysis of the low arms and wheel end of the front double wishbone suspension of a mini baja with help of Ansys, a CAE software, was made. For this analysis, it was considered ¼ of the model of the vehicle, defining the following boundary condition: A vehicle suspended 0.7 meters in height falls free and hits the ground with all four wheels simultaneously considering a rigid system to estimate mathematically the forces. In addition, the force of contact between the tire and the ground and the resulting force on the lower lower tray buffer holder of the mini baja for the impact time of 0.02 seconds was calculated, obtaining then the maximum deformations and tensions of the components analyzed. Throughout the study, the minimum impact duration was found for the forces to result in a stress close to the stress of the material flow of the components (bottom tray and shaft tip) within the established contour condition. From the analysis it can be concluded that the design and manufacture of the front suspension of the vehicle must ensure that the damping of the system is sufficient to ensure that the impact duration for the defined contour condition is greater than 0.182 seconds, that for an impact time of less than 0.182 seconds the input force (FZP) will result in a voltage higher than the material flow stress in the lower trays. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Molas e suspensão | pt_BR |
dc.subject | Deformações (Mecânica) | pt_BR |
dc.subject | Structural analysis (Engineering) | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicles - Springs and suspension | pt_BR |
dc.subject | Deformations (Mechanics) | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural da suspensão dianteira de um mini baja | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Há uma grande exigência quanto à confiabilidade estrutural dos sistemas e componentes de um veículo de competição off road, principalmente do sistema de suspensão já que este é responsável por absorver os impactos resultantes da irregularidade do solo e obstáculos presentes nas provas dinâmicas. Assim baseando-se em trabalhos de graduação que tratam sobre a distribuição das forças atuantes na suspensão dianteira de um mini baja, propõe-se realizar uma análise estrutural das bandejas inferiores e pontas de eixo da suspensão dianteira do tipo Duplo A de um mini baja com auxílio do Ansys, software do tipo CAE. Para essa análise foi considerado ¼ do modelo do veículo no qual supôs a seguinte condição de contorno: Um veículo suspenso a 0,7 metros de altura entra em queda livre e atinge o solo com as quatro rodas simultaneamente considerando um sistema rígido para estimar matematicamente as forças atuantes. Além disso calculou-se a força de contato entre o pneu e o solo e a força resultante no suporte do amortecedor da bandeja inferior dianteira do mini baja para o tempo de impacto de 0,02 segundos, obtendo então as deformações e tensões máximas dos componentes analisados. Através do estudo, encontrou-se a duração mínima de impacto para que as forças resultem numa tensão próxima da tensão escoamento do material dos componentes (bandeja inferior e ponta de eixo) dentro da condição de contorno estabelecida. Pelas análises pode-se concluir que que o projeto e manufatura da suspensão dianteira do veículo deve assegurar que o amortecimento do sistema seja o suficiente para garantir que a duração do impacto para a condição de contorno definida seja superior à 0,182 segundos, pois observou-se que para um tempo de impacto inferior à 0,182 segundos a força de entrada (FZP) resultará em uma tensão superior à tensão de escoamento do material nas bandejas inferiores. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes Júnior, José Aparecido | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferneda, Amauri Bravo | - |
dc.contributor.referee1 | Lopes Júnior, José Aparecido | - |
dc.contributor.referee2 | Ferneda, Amauri Bravo | - |
dc.contributor.referee3 | Francisco, Julio Cesar de Souza | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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