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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27420
Título: | Soldagem de revestimento utilizando o processo de eletrodo revestido com aço inoxidável 310 |
Autor(es): | Cornacini, Bruno Oliveira |
Orientador(es): | Corrêa, Celso Alves |
Palavras-chave: | Soldagem Revestimentos Eletrodos Welding Coatings Electrodes |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | CORNACINI, Bruno Oliveira. Soldagem de revestimento utilizando o processo de eletrodo revestido com aço inoxidável 310. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017. |
Resumo: | Corrosão é o desgaste gradual de um corpo qualquer que sofre transformação química e/ou física, proveniente de uma interação com o meio ambiente. Um quinto da produção mundial de aço é destinada a repor perdas causadas pela corrosão. Então, a deposição de aços inoxidáveis sobre aço carbono tem sido utilizado para permitir que superfícies com propriedades anti-corrosivas sejam depositadas em materiais de baixo custo. Nesse trabalho serão utilizadas chapas de aço carbono ABNT 1020 e eletrodos revestidos de Aço Inox E310. Foi analisado a morfologia do cordão e a microdureza do cordão de solda com alteração de corrente de soldagem e do ângulo da peça. A menor diluição e penetração foram obtidas utilizando a corrente de 130 amperes e a peça de soldagem sem inclinação. |
Abstract: | Corrosion is the gradual wear of anything that undergoes chemical and/or physical transformation, resulting from an interaction with the environment. A fifth of the world's steel production is destined to restore losses caused by corrosion. Therefore, the deposition of stainless steels on carbon steel has been used to allow surfaces with anti-corrosive properties to be deposited in low cost materials. In this work will be used ABNT 1020 carbon steel plates and E310 stainless steel coated electrodes. The lowest dilution and penetration were obtained using the current of 130 amps and the welding part without inclination. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27420 |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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