Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734
Título: | Embalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar |
Título(s) alternativo(s): | Packing and dispatching: the mutual relationship between geometric models and school learning |
Autor(es): | Sanfelice, Paulo Cesar |
Orientador(es): | Kitani, Patrícia Massae |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino Solução de problemas Modelos matemáticos Funções (Matemática) Serviço postal - Embalagens Matemática - Estudo e ensino Matemática Geometry - Study and teaching Problem solving Mathematical models Functions Postal servisse - Packaging Mathematics - Study and teaching Mathematics |
Data do documento: | 11-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANFELICE, Paulo César. Embalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem de modelação matemática voltada principalmente aos últimos anos da educação básica. Com base nos pressupostos da resolução de problemas, explora-se diversos conteúdos com significação. O fenômeno social a ser modelado consiste no formato e variações nas dimensões de embalagens a serem despachadas pelos Correios. As representações geométrica, gráfica e algébrica serão valorizadas no decorrer do desenvolvimento das atividades. A título de aprofundamento dos estudos, serão sugeridas algumas articulações possíveis entre conteúdos da educação básica e da graduação, como por exemplo, entre a função quadrática e estudo de máximos e mínimos, limites e derivadas. |
Abstract: | This work presents a proposal for a mathematical modeling approach focused mainly on the last years of basic education. Based on the assumptions of solving problem, it explores several meaningful content. The social problem to be modeled consists of the format and variations in the dimensions of packages to be despatched by the Correios. The geometric, graphic and algebraic representations will be valued during the development of activities. In order to deepen the studies, it will be suggested some possible articulations between contents of basic and undergraduate education, for example, between the quadratic function and study of maximum and minimum, limits and derivatives. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Sanfelice, Paulo César_2017.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.