Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanfelice, Paulo Cesar-
dc.date.accessioned2017-12-13T01:58:31Z-
dc.date.available2017-12-13T01:58:31Z-
dc.date.issued2017-02-11-
dc.identifier.citationSANFELICE, Paulo César. Embalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for a mathematical modeling approach focused mainly on the last years of basic education. Based on the assumptions of solving problem, it explores several meaningful content. The social problem to be modeled consists of the format and variations in the dimensions of packages to be despatched by the Correios. The geometric, graphic and algebraic representations will be valued during the development of activities. In order to deepen the studies, it will be suggested some possible articulations between contents of basic and undergraduate education, for example, between the quadratic function and study of maximum and minimum, limits and derivatives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectServiço postal - Embalagenspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectPostal servisse - Packagingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleEmbalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolarpt_BR
dc.title.alternativePacking and dispatching: the mutual relationship between geometric models and school learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de abordagem de modelação matemática voltada principalmente aos últimos anos da educação básica. Com base nos pressupostos da resolução de problemas, explora-se diversos conteúdos com significação. O fenômeno social a ser modelado consiste no formato e variações nas dimensões de embalagens a serem despachadas pelos Correios. As representações geométrica, gráfica e algébrica serão valorizadas no decorrer do desenvolvimento das atividades. A título de aprofundamento dos estudos, serão sugeridas algumas articulações possíveis entre conteúdos da educação básica e da graduação, como por exemplo, entre a função quadrática e estudo de máximos e mínimos, limites e derivadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713784818078598pt_BR
dc.contributor.advisor1Kitani, Patrícia Massae-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3841002155823039pt_BR
dc.contributor.referee1Kitani, Patrícia Massae-
dc.contributor.referee2Matos, Jorge Luis Torrejón-
dc.contributor.referee3Saito, Olga Harumi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Sanfelice, Paulo César_2017.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.