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dc.creatorGuedes, Jacqueline Jordan-
dc.date.accessioned2022-02-23T00:04:32Z-
dc.date.available2022-02-23T00:04:32Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.citationGUEDES, Jacqueline Jordan. Estimação de parâmetros de motores de indução trifásicos utilizando evolução diferencial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27347-
dc.description.abstractThree-phase induction motors are the most used in industry due to their low cost, ruggedness, and ease of maintenance compared with other types of engines, such as direct current, for example. All motors these one a drive system and control and, therefore, require the values of their parameters as stator resistance and rotor, stator leakage inductance and rotor magnetizing inductance, moment of inertia and coefficients friction. However, in some cases it is not possible to have access to these data immediately or they may be altered by abrasion from use of the engine. To be able to estimate these parameters automatically and quickly, this paper proposes a method using differential evolution, developed in MATLAB® software, that to estimate the above parameters using as an input signal both the curve of the current phase as the combination of the speed curve and a stream of the phases. The results were satisfactory for both input signals, but the best results were found using only the current as the input signal, making the method more simply and with low computational cost. Method validation tests were performed with simulated curves by computer tool MATLAB® / Simulink and with experimental data acquired from a 1 hp motor. The method using differential evolution was compared with the test method vacuo and the locked rotor for estimating the same parameters for the same engine under the same operating conditions. The differential method showed most effective results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectSistemas de energia elétrica - Estimação de Estadopt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectElectric power systems - State estimationpt_BR
dc.titleEstimação de parâmetros de motores de indução trifásicos utilizando evolução diferencialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs motores de indução trifásicos são os mais utilizados na indústria devido ao seu baixo custo, robustez e facilidade de manutenção, quando comparados com outros tipos de motores, como os de corrente contínua, por exemplo. Assim como todos os motores, esses precisam de um sistema de acionamento e controle e, para isso, necessitam dos valores de seus parâmetros como resistências do estator e rotor, indutâncias de dispersão do estator e rotor, indutância de magnetização, momento de inércia e coeficiente de atrito. Contudo, em alguns casos não é possível ter acesso a esses dados imediatamente ou os mesmos podem ser alterados por desgastes provenientes da utilização do motor. Para que se possa estimar tais parâmetros de maneira automática e de forma rápida, este trabalho propõe um método utilizando evolução diferencial, desenvolvido no software MATLAB®, capaz de estimar os parâmetros citados utilizando como sinal de entrada tanto a curva de uma das fases da corrente quanto a combinação entre a curva da velocidade e de uma das fases da corrente. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambos os sinais de entrada, mas os melhores resultados foram encontrados utilizando-se somente a corrente como sinal de entrada, o que tornou o método ainda mais simples e com custo computacional mais baixo. Para validação do método foram realizados testes com curvas simuladas através da ferramenta computacional MATLAB®/Simulink e também com curvas experimentais, adquiridas de um motor de 1 CV. Além disso, o método utilizando evolução diferencial foi comparado com método do ensaio a vazio e de rotor bloqueado para estimação dos mesmos parâmetros, para um mesmo motor sob as mesmas condições de operação. O método diferencial apresentou resultados mais precisos.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Castoldi, Marcelo Favoretto-
dc.contributor.referee1Castoldi, Marcelo Favoretto-
dc.contributor.referee2Goedtel, Alessandro-
dc.contributor.referee3Mizuyama, Demerval-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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