Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734
Título: Embalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar
Título(s) alternativo(s): Packing and dispatching: the mutual relationship between geometric models and school learning
Autor(es): Sanfelice, Paulo Cesar
Orientador(es): Kitani, Patrícia Massae
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Solução de problemas
Modelos matemáticos
Funções (Matemática)
Serviço postal - Embalagens
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Geometry - Study and teaching
Problem solving
Mathematical models
Functions
Postal servisse - Packaging
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Data do documento: 11-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANFELICE, Paulo César. Embalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem de modelação matemática voltada principalmente aos últimos anos da educação básica. Com base nos pressupostos da resolução de problemas, explora-se diversos conteúdos com significação. O fenômeno social a ser modelado consiste no formato e variações nas dimensões de embalagens a serem despachadas pelos Correios. As representações geométrica, gráfica e algébrica serão valorizadas no decorrer do desenvolvimento das atividades. A título de aprofundamento dos estudos, serão sugeridas algumas articulações possíveis entre conteúdos da educação básica e da graduação, como por exemplo, entre a função quadrática e estudo de máximos e mínimos, limites e derivadas.
Abstract: This work presents a proposal for a mathematical modeling approach focused mainly on the last years of basic education. Based on the assumptions of solving problem, it explores several meaningful content. The social problem to be modeled consists of the format and variations in the dimensions of packages to be despatched by the Correios. The geometric, graphic and algebraic representations will be valued during the development of activities. In order to deepen the studies, it will be suggested some possible articulations between contents of basic and undergraduate education, for example, between the quadratic function and study of maximum and minimum, limits and derivatives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Sanfelice, Paulo César_2017.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.