Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Dilce de Aparecida de-
dc.date.accessioned2022-02-18T13:57:28Z-
dc.date.available2022-02-18T13:57:28Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationLIMA, Dilce de Aparecida de. Um olhar sobre as representações familiares na literatura infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27195-
dc.description.abstractThe family context in children's literature needs to be worked on and widely discussed today, as our society has undergone profound changes throughout history and we cannot leave that aside, especially with regard to the way the family constitution has been developed with the children. The present study has as main objective to analyze children's works that deal with the family theme, with a fundamental focus on children's literary works that approach the most diverse family backgrounds that we find in our society and its representation. To achieve this objective, specific purposes were defined, such as: analysis of children's literary works: Um Amor de Família by the Brazilian author Ziraldo, The Family Book by the American author Todd Parr and the book É Tudo Família, by the German Alexandra Maxeiner, as well as well as several authors who approach this topic, including Regina Zilberman and Ligia Cademartori and the French historian and scholar Philippe Àries. Based on a bibliographic research, which was of great importance for the development and result of this work. It is possible to understand how important the role played by the family in the life of a child and how important books and stories are in the contribution of concept formation, especially for children who need examples and experiences to understand the society in which they live. is inserted. In order to cooperate with the reflection that is necessary involving the concept of family and considering this fact, we developed this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMediação familiarpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFamily mediationpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChildren - Books and readingpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleUm olhar sobre as representações familiares na literatura infantilpt_BR
dc.title.alternativeA look at family representations in children's literaturept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO contexto familiar na literatura infantil necessita ser trabalhado e discutido amplamente na atualidade, pois nossa sociedade passou por profundas transformações ao longo da história e não podemos deixar isso de lado, principalmente no que diz respeito à maneira como a constituição familiar vem sendo explorada com as crianças. O presente estudo tem como objetivo analisar obras infantis que tratam do tema família, com enfoque principal em obras literárias infantis que abordam as mais diversas formações familiares que encontramos em nossa sociedade e sua representação. Para alcançar esse objetivo definiram-se algumas finalidades específicas como: a análise das obras literárias infantis: Um Amor de Família (2005), do autor brasileiro Ziraldo; O Livro da Família (2017), do autor norte americano Todd Parr e o livro É Tudo Família (2019), da alemã Alexandra Maxeiner. Para o aporte teórico buscou-se autores que discutem esse tema em seus estudos, entre eles Regina Zilberman (1986) e Ligia Cademartori (2010), além do historiador e estudioso francês Philippe Àries (1986). O estudo foi embasado em uma pesquisa bibliográfica, a qual foi de grande importância para o desenvolvimento e o resultado deste trabalho. Sendo possível compreender o quanto é importante o papel exercido pela família na vida de uma criança e quão necessário são os livros e as histórias na contribuição da formação de conceitos, principalmente para as crianças que precisam de exemplos e vivências para entender a sociedade em que se encontram inseridas. Com a finalidade de contribuir com as reflexões pertinentes aos estudos que envolvem o conceito de família e ponderando nesse fato, desenvolvemos o presente estudo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Consoli, Marcia Oberderfer-
dc.contributor.referee1Consoli, Marcia Oberderfer-
dc.contributor.referee2Marquezi, Rosangela Aparecida-
dc.contributor.referee3Barth, Pedro Afonso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2020_2_02.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.