Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pardim, Beatriz Lopes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T13:48:36Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T13:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
dc.identifier.citation | PARDIM, Beatriz Lopes da Silva. O estágio supervisionado curricular obrigatório: um olhar sobre a prática pedagógica no curso de licenciatura em letras português/inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27193 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the impressions and expectations of students in relation to the practice developed in the mandatory supervised curricular internship in the Degree in Letters - Portuguese / English at the Federal Technological University of Paraná Campus Pato Branco. There are different impressions and expectations of students regarding internship practices, as well as several pedagogical concepts that can permeate and influence these impressions and expectations. Thus, in order to understand how these impressions and expectations are created and broken in academic formation, we conducted an exploratory, case study and qualitative approach research. For data collection we used a questionnaire containing five questions related to the impressions and expectations of these students in relation to the supervised internship. In this way, it was possible to analyze the responses of the responding students enrolled in the seventh and eighth period of the aforementioned course, with a comparative study of the responses combined with the theoretical contribution that supports the discussion on supervised internship. As for the results, we can highlight the desire for the internship to happen in extended periods, from the first periods of the course. In addition to the need for pedagogical disciplines that raise the understanding of the relationship between theory and practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudo dirigido | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Práxis (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Supervised study | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Practice (Philosophy) | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado curricular obrigatório: um olhar sobre a prática pedagógica no curso de licenciatura em letras português/inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco | pt_BR |
dc.title.alternative | The supervised mandatory curricular internship: a look at pedagogical practice in the degree course in letters - portuguese/english at the Federal Technological University of Paraná, Campus Pato Branco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar as impressões e expectativas dos estudantes em relação à prática desenvolvida no estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco. Existem diversas impressões e expectativas dos estudantes quanto às práticas de estágio, bem como há diversas concepções pedagógicas que podem permear e influenciar essas impressões e expectativas. Assim, a fim de entender como essas impressões e expectativas são criadas e rompidas na formação acadêmica, realizamos uma pesquisa exploratória, de estudo de caso e de abordagem qualitativa. Para coleta de dados nos utilizamos de um questionário contendo cinco perguntas relacionadas às impressões e expectativas desses estudantes em relação ao estágio supervisionado. Desta forma, foi possível analisar as respostas dos estudantes respondentes matriculados no sétimo e oitavo período do curso supracitado, com um estudo comparativo das respostas aliadas ao aporte teórico que sustenta a discussão sobre estágio supervisionado. Quanto aos resultados, podemos destacar o desejo que o estágio aconteça em períodos ampliados, desde os primeiros períodos do curso. Além da necessidade de disciplinas pedagógicas que suscitem a compreensão da relação teoria e prática. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peloso, Franciele Clara | - |
dc.contributor.referee1 | Peloso, Franciele Clara | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Susiele Machry da | - |
dc.contributor.referee3 | Parise, Lourdes Terezinha Graebin | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2020_2_01.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.