Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161
Título: | O currículo do curso de engenharia industrial elétrica: habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica |
Autor(es): | Porto Alegre, Laíze Márcia |
Orientador(es): | Leszczynski, Sonia Ana |
Palavras-chave: | Currículos - Avaliação Engenharia elétrica Inovações tecnológicas Professores - Formação Educação - Inovações tecnológicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Curriculum evaluation Electric engineering Technological innovations Teachers, Training of Education - Technological innovations Interdisciplinary approach in education |
Data do documento: | 8-Dez-1997 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PORTO ALEGRE, Laíze Márcia. O Currículo do curso de engenharia industrial elétrica/habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica. 1997. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 1997. |
Resumo: | Os grandes desafios atuais, estão relacionados com as contínuas e profundas transformações ocasionadas pela velocidade com que são gerados novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Esta dissertação apresenta o estudo do currículo, particularmente do curso de Engenharia Industrial Elétrica, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR por ser a engenharia a área mais diretamente envolvida e afetada pelo avanço tecnológico. Neste estudo apresentamos o histórico do curso e de suas reformulações. Verificamos a concepção dos professores com relação as atividades relacionadas ao desenvolvimento curricular do curso. Demostramos as concepções dos professores com relação a preparação do profissional para as constantes mudanças mencionadas e consequentemente suas opiniões com relação a reformulação das disciplinas; como os professores vêm o estágio, a interdisciplinaridade e qual a sua concepção de Educação Tecnológica. Descrevemos neste, as propostas de reformulações apresentadas pelos professores pesquisados. Todas as opiniões coletadas foram analisadas, levando-se em conta que o curso é ministrado numa instituição de Educação Tecnológica. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_M_Porto Alegre, Laíze Marcia_1997.pdf | 717,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons