Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMansano Neto, João-
dc.date.accessioned2022-02-14T23:04:27Z-
dc.date.available2022-02-14T23:04:27Z-
dc.date.issued2003-12-18-
dc.identifier.citationMANSANO NETO, João. Metodologia pró-MaDiMM para desenvolvimento de materiais didáticos multimídia. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27133-
dc.description.abstractGenerally speaking, didactic materials, of different types, have helped lecturers and students during the endeavouring teaching-learning process. Informatics and computer techniques have brought into context several alternatives that can facilitate the production, in terms of improved performance and quantity, of this kind of materials. Students, agents and subjects of the informatics influences, have been claiming a novel approach towards the teaching process, demanding more creative and innovative educational strategies and resources. There are various signs that lectures have been realising this trend and have been seeking, through informatics and simple pieces of software, means for helping them in their daily activities. Additionally, lecturers have been avoiding low level programming languages, mainly because these resources demand great effort (i.e. time and training), despite producing more elaborated materials. Therefore, there are several evidences that certain assertive factors/elements, such as mentioned above, can lead to a promising multimedia didactic materials. However, these factors are not well connected. This research aims at identifying and evaluating these potentialelements that can contribute to motivating the creation of multimedia didactic materials. The scheme adopted to develop such materials is based on the product design approaches, available in literature. From the information gathered a novel methodology is proposed, whichguides the development of multimedia didactic materials, inside the working environment (i.e.schools, universities), by lecturers themselves. Additionally, the procedures and tools systematise and provide a follow up to the whole process. The methodology has been assessed via a validation and experimental mechanisms. The data obtained from potential multimedia didactic materials developers, through thispreliminary evaluation stage, has provided several useful insights upon the promising applications of the structure and techniques suggested.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliares - Metodologiapt_BR
dc.subjectSistemas multimídia - Educaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devices - Methodologypt_BR
dc.subjectMultimedia systems - Educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleMetodologia pró-MaDiMM para desenvolvimento de materiais didáticos multimídiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO material didático, de um modo geral, tem auxiliado professores e alunos no processo ensino-aprendizagem. As alternativas trazidas pela informática podem facilitar a produção deste recurso melhorando suas propriedades e aumentando sua quantidade. Em uma demonstração de envolvimento neste processo, os alunos, sujeitos e agentes das influências da informática, vêm reivindicando inovações no ensino, demandando estratégias educacionais e recursos didáticos diferenciados. Constata-se que alguns professores, percebendo esta tendência, têm procurado os recursos de informática, através dos aplicativos mais acessíveis, para auxiliar suas atividades. Esta busca ocorre, muitas vezes porque a programação em linguagens básicas – que poderiam viabilizar a produção de materiais mais elaborados – não atrai a atenção do professor, por exigir deste, um grande investimento de tempo em treinamento. Considerando que professores e alunos vêm orientando suas atividades para incorporarem os recursos de informática, é possível perceber a existência de elementos favoráveis à produção de materiais didáticos multimídia (MaDiMM). Entretanto, percebe-se também que estes elementos encontram-se desalinhados, e desprovidos de uma estrutura que os organize. Este trabalho identifica e avalia estes fatores, para sugerir que eles, por serem inerentes ao meio, sejam aproveitados como elementos básicos para motivar a elaboração e a produção de MaDiMM. Investiga-se a adequação de teorias de desenvolvimento de projeto de produtos para definir as melhores práticas a serem empregadas. Das informações levantadas destas atividades, resultam importantes subsídios para a proposta de uma metodologia para conduzir iniciativas individuais de desenvolvimento de materiais didáticos multimídia, na própria instituição de ensino, através de alguns procedimentos e ferramentas para sistematização e acompanhamento do processo. Com a metodologia submetida à validação (pelo pesquisador) e a um experimento (na forma de um curso para potenciais desenvolvedores de MaDiMM), proporciona-se uma avaliação preliminar da proposta, com indícios bastante promissores do potencial emprego da mesma, no âmbito dos objetivos definidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5557367634028182pt_BR
dc.contributor.advisor1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7506-7950pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679063413468690pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Azevedo, Hilton de-
dc.contributor.referee1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7506-7950pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679063413468690pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Hilton de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274742704371805pt_BR
dc.contributor.referee3Leszczynski, Sonia Ana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695pt_BR
dc.contributor.referee4Behrens, Marilda Aparecida-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3446-2321pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195033535563005pt_BR
dc.contributor.referee5Bortolozzi, Flávio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0517-1127pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863318065551221pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Mansano Neto, João_2003.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
7,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons