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dc.creatorSantos, Ana Paula Medeiros Teixeira dos-
dc.date.accessioned2017-12-09T23:05:44Z-
dc.date.available2017-12-09T23:05:44Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula Medeiros Teixeira dos. Tranças, turbantes e empoderamento de mulheres negras: artefatos de moda como tecnologias de gênero e raça no evento Afro Chic (Curitiba-PR) 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2712-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the articulations between gender, race and material culture in the black women’s bodies construction who undergo the process of hair transition. The research is centered on the Afro Chic event, which happens in Curitiba and promotes affirmative actions related to curly hair and black women’s empowerment. I perceive this event as one of the strategies of the Tombamento Generation, a cultural movement that uses fashion and aesthetics as political tools for the deconstruction of race and gender stereotypes. By an analysis of the historical processes related to the bleaching ideology in Brazil, I try to understand the rejections and resistances of the black aesthetics in the country. In this event, I am interested mainly in the braids and headwraps workshops, which teaches these techniques and articulate their use in connection with the Afro-Brazilian culture, encouraging a look at diversity and for the body as a whole constructed by different elements, including material culture. The research is qualitative, with participatory observation in the second edition of the event, with a field journal and interviews with the facilitators of the workshops, based on the method of oral history and life history. By the theory of material culture and intersectionality studies, I understand braids and turbans as fashionable artifacts and try to understand how they participate in the process of empowering black women who undergo the hair transition. This artifact also construct and deconstruct gender and race in the bodies and, therefore, I argue that the use of braids and turbans in the process of capillary transition is one of the proposals of "unbleaching" of Brazilian aesthetic standards and racism’s resistance strategy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectMulheres - Condições sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.subjectPenteados afropt_BR
dc.subjectTurbantespt_BR
dc.subjectModa - Estilopt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectWomen, Blackpt_BR
dc.subjectWomen - Social conditionspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectAfro-Americans - Race identitypt_BR
dc.subjectHairpt_BR
dc.subjectHairdressing of Afro-Americanspt_BR
dc.subjectTurbanspt_BR
dc.subjectFashion designpt_BR
dc.subjectMaterial culturept_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleTranças, turbantes e empoderamento de mulheres negras: artefatos de moda como tecnologias de gênero e raça no evento Afro Chic (Curitiba-PR)pt_BR
dc.title.alternativeBraids, headwraps and black women's empowerment: fashion artifacts as gender and race technologies at the Afro Chic event (Curitiba-PR)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute as articulações entre gênero, raça e cultura material na construção dos corpos de mulheres negras que passam pelo processo de transição capilar. A pesquisa está centrada no evento Afro Chic, que acontece em Curitiba e promove ações afirmativas relacionadas ao cabelo crespo e empoderamento de mulheres negras. Percebo esse evento como uma das estratégias da Geração Tombamento, movimento cultural que utiliza a moda e a estética como ferramentas políticas para desconstrução de estereótipos de raça e gênero. A partir de uma análise dos processos históricos ligados à ideologia de branqueamento no Brasil, busco compreender as rejeições e resistências a estética negra no país. Neste evento, me interessam principalmente as oficinas de tranças e turbantes, que ensinam essas técnicas e articulam seu uso à ligação com a cultura afro-brasileira, incentivando um olhar para a diversidade e para o corpo como um todo que é construído por diversos elementos, incluindo a cultura material. A pesquisa é de caráter qualitativo, tendo sido realizada observação participativa na segunda edição do evento, com registro em diário de campo e entrevistas com as facilitadoras das oficinas, com base no método de história oral e história de vida. A partir da teoria de cultura material e dos estudos de interseccionalidade, entendo tranças e turbantes como artefatos de moda e busco compreender como participam do processo de empoderamento de mulheres negras que passam pela transição capilar. Estes artefatos também constroem e desconstroem, marcam gênero e raça nos corpos e, deste modo, argumento que o uso de tranças e turbantes no processo de transição capilar é uma das propostas de “desbranqueamento” dos padrões estéticos no Brasil e estratégia de resistência ao racismo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328516470312038pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.referee2Borba, Carolina dos Anjos-
dc.contributor.referee3Mattos, Ivanilde Guedes de-
dc.contributor.referee4Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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