Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Cristina Tavares da Costa-
dc.date.accessioned2022-02-14T23:02:26Z-
dc.date.available2022-02-14T23:02:26Z-
dc.date.issued2001-11-09-
dc.identifier.citationROCHA, Cristina Tavares da Costa. A informação via artefatos tecnológico-computacionais nas comunidades de prática: os Faróis do Saber de Curitiba-PR. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27128-
dc.description.abstractThis work presents a study about structural and sociocultural changes occurred in contexts where information systems (IS) were introduced, including the surroundings of new information and communication technologies, pointing out the relation of the IS’s final users with the technology and exploring some meanings they give to it. The research was developed based on approach of the communities of practice –focusing on the social learning theory – energized by the social life of information, through computational artifacts, mediators of human practices. The methodological strategy was characterized by the qualitative research of interpretative nature, with option on a case study, which locus was: Faróis do Saber Informatizados of Curitiba-PR (Lighthouses of Knowledge with Informatics of Curitiba-PR), recognized by the implantation of the first public Internet network in Brazil. The main results showed that not only the scholar and academic contexts, but also these contexts, are authentic spaces for continuum, spontaneous and inorthodox learning, where experts help newcomers in computational practices. Besides, they come up as initiative towards diminishing the abysm between the digital-social inclusion and exclusion, in the technological-computational paradigm which characterizes the network society in the Information Era.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação)pt_BR
dc.subjectAcesso à Internetpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectUser interfaces (Computer systems)pt_BR
dc.subjectInternet accesspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA informação via artefatos tecnológico-computacionais nas comunidades de prática: os Faróis do Saber de Curitiba-PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre mudanças estruturais e socioculturais que ocorreram em contextos nos quais foram introduzidos sistemas de informação (SI), incluindo o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, pontuando a relação dos usuários finais dos SI com a tecnologia e explorando alguns significados que estes dão a ela. A pesquisa desenvolveu-se sob inspiração da abordagem das comunidades de prática – cujo cerne é a teoria social do aprendizado – energizada pela vida social da informação, via artefatos computacionais, mediadores das práticas humanas. Como estratégia metodológica adotou-se a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, com opção pelo estudo de caso, cujo locus foi: Faróis do Saber Informatizados de Curitiba, reconhecidos pela implantação da primeira rede de Internet pública do Brasil. Os principais resultados evidenciaram que não somente os contextos escolar e acadêmico, mas também estes contextos apresentam-se como autênticos espaços de aprendizagem contínua, espontânea e inortodoxa, onde os mais experientes auxiliam os novatos nas práticas computacionais. Além disso, eles emergem como iniciativa para diminuir o abismo entre a inclusão e a exclusão digitalsocial, no atual paradigma tecnológico-computacional que caracteriza a sociedade em rede na Era da Informação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7120643768172439pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marília Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881969503611262pt_BR
dc.contributor.referee1.-
dc.contributor.referee1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee2.-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee3.-
dc.contributor.referee3Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Rocha, Cristina Tavares da Costa_2001.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons