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Título: A informação via artefatos tecnológico-computacionais nas comunidades de prática: os Faróis do Saber de Curitiba-PR
Autor(es): Rocha, Cristina Tavares da Costa
Orientador(es): Carvalho, Marília Gomes de
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Inovações tecnológicas
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Acesso à Internet
Aprendizagem
Information technology
Technological innovations
User interfaces (Computer systems)
Internet access
Learning
Data do documento: 9-Nov-2001
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Cristina Tavares da Costa. A informação via artefatos tecnológico-computacionais nas comunidades de prática: os Faróis do Saber de Curitiba-PR. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre mudanças estruturais e socioculturais que ocorreram em contextos nos quais foram introduzidos sistemas de informação (SI), incluindo o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, pontuando a relação dos usuários finais dos SI com a tecnologia e explorando alguns significados que estes dão a ela. A pesquisa desenvolveu-se sob inspiração da abordagem das comunidades de prática – cujo cerne é a teoria social do aprendizado – energizada pela vida social da informação, via artefatos computacionais, mediadores das práticas humanas. Como estratégia metodológica adotou-se a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, com opção pelo estudo de caso, cujo locus foi: Faróis do Saber Informatizados de Curitiba, reconhecidos pela implantação da primeira rede de Internet pública do Brasil. Os principais resultados evidenciaram que não somente os contextos escolar e acadêmico, mas também estes contextos apresentam-se como autênticos espaços de aprendizagem contínua, espontânea e inortodoxa, onde os mais experientes auxiliam os novatos nas práticas computacionais. Além disso, eles emergem como iniciativa para diminuir o abismo entre a inclusão e a exclusão digitalsocial, no atual paradigma tecnológico-computacional que caracteriza a sociedade em rede na Era da Informação.
Abstract: This work presents a study about structural and sociocultural changes occurred in contexts where information systems (IS) were introduced, including the surroundings of new information and communication technologies, pointing out the relation of the IS’s final users with the technology and exploring some meanings they give to it. The research was developed based on approach of the communities of practice –focusing on the social learning theory – energized by the social life of information, through computational artifacts, mediators of human practices. The methodological strategy was characterized by the qualitative research of interpretative nature, with option on a case study, which locus was: Faróis do Saber Informatizados of Curitiba-PR (Lighthouses of Knowledge with Informatics of Curitiba-PR), recognized by the implantation of the first public Internet network in Brazil. The main results showed that not only the scholar and academic contexts, but also these contexts, are authentic spaces for continuum, spontaneous and inorthodox learning, where experts help newcomers in computational practices. Besides, they come up as initiative towards diminishing the abysm between the digital-social inclusion and exclusion, in the technological-computational paradigm which characterizes the network society in the Information Era.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27128
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