Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Claudia Talochinski-
dc.date.accessioned2022-02-14T22:59:42Z-
dc.date.available2022-02-14T22:59:42Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Claudia Talochinski. Práticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campo. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27123-
dc.description.abstractThis study is part of the Postgraduate Program in Language Studies (PPGEL) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), in the area of concentration of Language and Technology and in the research line of Multiliteracies, discourses and the production process of sense. In the field of studies on the uses of reading and writing, the term ‘literacy’ has been often confused with literacy and much has been said and studied about the subject. Due to the understanding of the theme, there is a range of terms related to literacy such as: digital literacy, multiliteracies, literacy agency, literacy practices and events, among others. Therefore, initially, we seek to define and study the nomenclatures referred to literacies, in order to achieve the main objective of this research, which is to analyze the practices of literacy reconstructed in the reports of students from a Contested Agrarian Reform Settlement school, in the municipality of Lapa-PR. From a theoretical point of view, the research is based on new literacy studies, based on the writings of COPE and KALANTZIS (2000; 2005; 2008; 2013), Street (1988; 2014; 2020), Kleiman (1992; 1995; 2007), among others, which are part of the field of language studies, more specifically in the field of Applied Linguistics. The methodology used met the requirements of a qualitative-interpretative research, with a participating teacher, having as methodological tools for data collection two online meetings (meets) with the participants, a questionnaire and written production of the personal report genre. From the data, it was possible to perceive some literacy practices and events reconstructed in the participants’ texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectLand reformpt_BR
dc.titlePráticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campopt_BR
dc.titlePráticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campopt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices in an agrarian reform settlement community: an investigation based on reports from students in the fieldpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices in an agrarian reform settlement community: an investigation based on reports from students in the fieldpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de concentração de Linguagem e Tecnologia e na linha de pesquisa de Multiletramentos, discursos e processo de produção de sentido. No campo de estudos sobre os usos de leitura e escrita, o termo ‘letramento’ já foi muito confundido com alfabetização e muito tem se falado e estudado sobre o assunto. Devido à compreensão do tema, há uma amplitude de termos relacionados ao letramento como: letramento digital, multiletramentos, agência de letramento, práticas e eventos de letramento, entre outras. Diante disso, inicialmente, busca-se definir e estudar as nomenclaturas referidas aos letramentos, para, assim, realizar o objetivo principal desta pesquisa, o qual é analisar as práticas de letramentos reconstruídas nos relatos de estudantes de uma escola Assentamento de Reforma Agrária Contestado, no município da Lapa-PR. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se embasa nos novos estudos do letramento, com base nos escritos de COPE e KALANTZIS (2000; 2005; 2008; 2013), Street (1988; 2014; 2020), Kleiman (1992; 1995; 2007), dentre outros, que se inscreve no campo de estudos da linguagem, mais especificamente no âmbito da Linguística Aplicada. A metodologia utilizada atendeu os requisitos de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, com professor participante, tendo como ferramentas metodológicas para levantamento de dados duas reuniões on-line (meets) com os participantes, questionário e produção escrita do gênero relato pessoal. A partir dos dados, foi possível perceber algumas práticas e eventos de letramentos reconstruídas nos textos dos participantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4118-5692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502154910526669pt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nivea-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.contributor.referee1Rohling, Nivea-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.contributor.referee2Torquato, Cloris Porto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009679922563932pt_BR
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee4Rohling, Nivea-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticasletramentocomunidadeassentamento.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons