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Título: Aquisição dos pronomes pessoais retos em primeira pessoa no português brasileiro
Título(s) alternativo(s): Acquisition of first-person subject pronouns in brazilian portuguese
Autor(es): Opolinski, Poliana Fonseca
Orientador(es): Prim, Cristina de Souza
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Língua portuguesa - Sintaxe
Linguagem e línguas - Estudo e ensino - Crianças
Language acquisition
Portuguese language - Syntax
Language and languages - Study and teaching - Children
Data do documento: 18-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OPOLINSKI, Poliana Fonseca. Aquisição dos pronomes pessoais retos em primeira pessoa no português brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho se enquadra nos estudos sintáticos acerca da aquisição de linguagem, mais especificamente da categoria de pronomes pessoais retos de primeira pessoa do caso nominativo. A fundamentação teórica se relaciona à abordagem gerativista, e ainda está vinculada à hipótese continuísta. Para isso, foram utilizados os referenciais de Grolla (2006), Grolla e Figueiredo Silva (2014), Kato (1999; 2001), Lopes (1999; 2001; 2004; 2019), Lyons (1979), Pohlmann-Bulla (2009; 2013), entre outros. A questão que motiva este trabalho é a razão pela qual os pronomes aparecem mais tardiamente nas produções infantis sendo evidente a facilidade fonética. A metodologia foi constituída com base na análise de dados naturalísticos de duas crianças e foi apoiada em categorias elencadas para o estudo, incluindo itens recorrentes nas produções: o uso do sujeito nulo e da expressão referencial, que podem substituir a forma pronominal. Além disso, os dados da fala dos adultos dirigida às crianças também foram analisados, a fim de averiguar o input da criança. Com isso, foi verificado que a aquisição pronominal perpassa por estágios, como postulado por Lopes (2004) sobre a aquisição do traço de número. Consoante a isso, consideramos que há a ativação do valor default, que corresponde ao sujeito nulo ou à expressão referencial acompanhada de verbo flexionado na terceira pessoa, seguindo da oscilação entre o uso da forma pronominal e estratégias substitutivas, e, por fim, ocorre a marcação do parâmetro, tal como é o valor da língua em aquisição.
Abstract: This paper finds itself within syntax studies about language acquisition, specifically on the category of first-person subject pronouns from the nominative case. The studies are based on the Generativism Grammar, evoking the assumptions this theory presents and also connecting the continuist hypothesis. References as Grolla (2006), Grolla and Figueiredo Silva (2014), Kato (1999; 2001), Lopes (1999: 2001; 2004; 2019), Lyons (1979), Pohlmann-Bulla (2009; 2013), were used, among others.T he proposition that propels this research involves the reason why pronouns appear later on language productions, even when its usability and phonetics are considered more common and easier. The methodology was constituted by the data analysis of two children and it’s been supported in categories selected by this study, including items commonly used in productions: as the usage of null subjects, and of referential expressions, which substitute pronominal form. Consonant to that, the speech used by adults towards the children was also analyzed, to fully examine the input usage. As a result of this research, it was verified that pronouns acquisition perpasses throughout stages, as brought by Lopes (2004) on the grammatical number feature acquisition. First of all, there’s activation of the default value, that corresponds to the null subject or the referential expression, accompanied by the verb conjugated on the third person, followed by oscillation between the usage of pronominal form and their substitutes strategies, and, lastly, the parameters marcation occur, as it happens with the language value being acquired.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27121
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