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Título: Tranças, turbantes e empoderamento de mulheres negras: artefatos de moda como tecnologias de gênero e raça no evento Afro Chic (Curitiba-PR)
Título(s) alternativo(s): Braids, headwraps and black women's empowerment: fashion artifacts as gender and race technologies at the Afro Chic event (Curitiba-PR)
Autor(es): Santos, Ana Paula Medeiros Teixeira dos
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Negras
Mulheres - Condições sociais
Identidade de gênero
Negros - Identidade racial
Cabelo
Penteados afro
Turbantes
Moda - Estilo
Cultura material
Cultura afro-brasileira
Tecnologia - Aspectos sociais
Tecnologia
Women, Black
Women - Social conditions
Gender identity
Afro-Americans - Race identity
Hair
Hairdressing of Afro-Americans
Turbans
Fashion design
Material culture
Technology - Social aspects
Technology
Data do documento: 31-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Ana Paula Medeiros Teixeira dos. Tranças, turbantes e empoderamento de mulheres negras: artefatos de moda como tecnologias de gênero e raça no evento Afro Chic (Curitiba-PR) 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esta dissertação discute as articulações entre gênero, raça e cultura material na construção dos corpos de mulheres negras que passam pelo processo de transição capilar. A pesquisa está centrada no evento Afro Chic, que acontece em Curitiba e promove ações afirmativas relacionadas ao cabelo crespo e empoderamento de mulheres negras. Percebo esse evento como uma das estratégias da Geração Tombamento, movimento cultural que utiliza a moda e a estética como ferramentas políticas para desconstrução de estereótipos de raça e gênero. A partir de uma análise dos processos históricos ligados à ideologia de branqueamento no Brasil, busco compreender as rejeições e resistências a estética negra no país. Neste evento, me interessam principalmente as oficinas de tranças e turbantes, que ensinam essas técnicas e articulam seu uso à ligação com a cultura afro-brasileira, incentivando um olhar para a diversidade e para o corpo como um todo que é construído por diversos elementos, incluindo a cultura material. A pesquisa é de caráter qualitativo, tendo sido realizada observação participativa na segunda edição do evento, com registro em diário de campo e entrevistas com as facilitadoras das oficinas, com base no método de história oral e história de vida. A partir da teoria de cultura material e dos estudos de interseccionalidade, entendo tranças e turbantes como artefatos de moda e busco compreender como participam do processo de empoderamento de mulheres negras que passam pela transição capilar. Estes artefatos também constroem e desconstroem, marcam gênero e raça nos corpos e, deste modo, argumento que o uso de tranças e turbantes no processo de transição capilar é uma das propostas de “desbranqueamento” dos padrões estéticos no Brasil e estratégia de resistência ao racismo.
Abstract: This dissertation discusses the articulations between gender, race and material culture in the black women’s bodies construction who undergo the process of hair transition. The research is centered on the Afro Chic event, which happens in Curitiba and promotes affirmative actions related to curly hair and black women’s empowerment. I perceive this event as one of the strategies of the Tombamento Generation, a cultural movement that uses fashion and aesthetics as political tools for the deconstruction of race and gender stereotypes. By an analysis of the historical processes related to the bleaching ideology in Brazil, I try to understand the rejections and resistances of the black aesthetics in the country. In this event, I am interested mainly in the braids and headwraps workshops, which teaches these techniques and articulate their use in connection with the Afro-Brazilian culture, encouraging a look at diversity and for the body as a whole constructed by different elements, including material culture. The research is qualitative, with participatory observation in the second edition of the event, with a field journal and interviews with the facilitators of the workshops, based on the method of oral history and life history. By the theory of material culture and intersectionality studies, I understand braids and turbans as fashionable artifacts and try to understand how they participate in the process of empowering black women who undergo the hair transition. This artifact also construct and deconstruct gender and race in the bodies and, therefore, I argue that the use of braids and turbans in the process of capillary transition is one of the proposals of "unbleaching" of Brazilian aesthetic standards and racism’s resistance strategy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2712
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