Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rezende, Silvio Andrade Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T22:42:00Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T22:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Silvio Andrade Moreira. Uma abordagem de leitura utilizando o design thinking. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27116 | - |
dc.description.abstract | Based on the approaches and methodologies used to promote reading throughout the 20th century and implications arising from the digital age -- especially with different supports and possibilities provided by technology --, this study analyzes the young people's act of reading literary texts. Initially, this research presents a brief history of those methodologies from the 20th century until nowadays. After analyzing the reader's behavior and its relationship with the literary text discussed in recent research, it was possible to discover difficulties in reading. Because of that, this study proposes using the design thinking approach combined with other methodologies and approaches to promote literary reading. In this sense, the idea is to bring readers to different media, enhance their practices, make them a subject who identifies themselves in the text, developing the sense of belonging in the context of literary content. Furthermore, making these students protagonists of the reading activity and (re)signify theories and methods that persist in the curricula often causing strangeness and distancing the student from the reading activity. The proposal of applying the design thinking approach extends the repertoire of mechanisms and instruments available to the teacher, providing teaching practices that promote and integrate the students' relationship with the reading process through a dynamic that provides a scenario in which the student can become the protagonist of their reading and promote their approach to literary works. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Textos | pt_BR |
dc.subject | Literatura digital | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Texts | pt_BR |
dc.subject | Hypertext literature | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem de leitura utilizando o design thinking | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende analisar o ato de leitura do texto literário pelos jovens, a partir do histórico de abordagens e metodologias utilizadas para promover a leitura no decorrer do século XX e das implicações surgidas na era digital, especialmente com o avanço da tecnologia, proporcionando diferentes suportes e possibilidades de apresentação dos textos. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico das metodologias aplicadas no decorrer do século XX até o presente. Analisando observações identificadas em pesquisas recentes sobre o comportamento do leitor e sua relação com o texto literário e indicando dificuldades no ato de leitura, propomos a utilização da abordagem do design thinking aliada às metodologias e abordagens até então utilizadas, no sentido de promover a leitura de textos literários e, desta maneira, trazer o leitor de mídias diversas, potencializar suas práticas, torná-lo um sujeito que se identifique com o texto e desenvolva o sentido de pertencimento no contexto do conteúdo literário. De forma a tornar estes alunos protagonistas da atividade de leitura e (re)significar teorias e mé- todos que perduram nos currículos, muitas vezes causando estranheza e afastando o aluno da atividade de leitura. A proposta de aplicar a abordagem design thinking estende o repertório de mecanismos e instrumentos à disposição do docente, proporcionando práticas didáticas que permitam promover e integrar a relação dos estudantes com o processo de leitura por intermé- dio de uma dinâmica que proporcione um cenário no qual o aluno possa se tornar protagonista da sua leitura e promover sua aproximação com as obras literárias. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee2 | Sales, Cristiano | - |
dc.contributor.referee3 | Catelão, Evandro de Melo | - |
dc.contributor.referee4 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
abordagemleiturautilizandodesign.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.