Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27115
Título: Análise bakhtiniana do discurso: um olhar feminista sobre as propagandas de produtos de beleza
Autor(es): Lahr, Amanda Domingues
Orientador(es): Remenche, Maria de Lurdes Rossi
Palavras-chave: Análise do discurso
Sujeito (Filosofia) na literatura
Ideologia
Feminismo
Publicidade
Discourse analysis
Subject (Philosophy) in literature
Ideology
Feminism
Publicity
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LAHR, Amanda Domingues. Análise bakhtiniana do discurso: um olhar feminista sobre as propagandas de produtos de beleza. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como o sujeito-mulher é subjetivado pelos textos publicitários de marcas de produtos de beleza, tendo como enfoque de que forma o discurso de empoderamento presente nesses textos dialoga com o discurso feminista atual. Compreendendo, também, a relevância de se observar comoa pressão estética e os valores imbricados na ideologia da beleza influenciam comportamentos do feminino. A pesquisa se situa no âmbito da Linguística Aplicada (LA) e tem como fundamentação teórico-metodológica a Análise Dialógica do Discurso(ADD), calcada nos estudos teóricos do Círculo de Bakhtin e realiza a análise considerando as noções de sujeito, alteridade, ideologia, valoração e interdiscurso. Também considera como referencial teórico as postulações de Butler (2003), Wolf (1990), Pinto (2003), Brait (2011-2013) e Jenkins (2006). Para a constituição do corpus de análise, selecionamos 2 (dois) textos publicitários das marcas Avon e The Body Shop, sendo o primeiro intitulado #Olhadenovo e, o segundo, “Esfrega na Cara”,ambos veiculados em junho de 2021. Essa escolha advém da proximidade entre o público-alvo de ambas as propagandas quanto à sua estrutura temática, visto que, nos dois textos apresentam elementos que dialogam com o movimento feminista. A partir da análise, podemos perceber quais discursos se manifestam sobre a figura feminina nos textos publicitários e que demonstram, através da linguagem verbo- visual, concepções reformuladas do sujeito-mulher no que cerne as concepções de gênero e do padrão estético. A conclusão desta pesquisa, infere que as marcas Avone The Body Shop, em seus textos publicitários, desconstroem o conceito de beleza, aproximando-o às noções de autocuidado, expressão identitária e liberdade de escolha. Além disso, também se pode observar as mudanças discursivas da noção de beleza pelos textos publicitários analisados, advém das demandas do movimento feminista, pois é a partir das discussões acerca a opressão da ideologia de gênero que essas pautas estão sendo expandidas e mobilizadas pela publicidade.
Abstract: This work aims to understand how the subject-woman is subjectifies by theadvertising texts of beauty product brands, focusing on how the empowerment discourse present in these texts dialogues with the current feminist discourse. Also understanding the relevance of observing how aesthetic pressure and values imbricated in the ideology of beauty manifest feminine behavior. The research is located in the scope of Applied Linguistics (AL) and has as theoretical-methodological foundation the Dialogic Discourse Analysis (ADD), based on theoretical studies of theBakhtin Circle, and performs the analysis considering the notions of subject, alterity, ideology, valuation and interdiscourse. It also considers as theoretical framework the postulations of Butler (2003), Wolf (1990), Pinto (2003), Brait (2011-2013) and Jenkins (2006). For the constitution of the corpus of analysis, we selected 2 (two) advertising texts for the brands Avon and The Body Shop, the first being titled “#Olhadenovo” andthe second, “Esfrega na Cara”, both published in June 2021. The proximity between the target audience of both advertisements as to their thematic structure, since, in bothtexts, they present elements that dialogue with the feminist movement. From the analysis, we can see that the representations of women in advertising texts demonstrate, through verbal-visual language, reformulated conceptions of the subject-woman in the core of the conceptions of genders and the aesthetic standard. The conclusion of this research infers that the brands Avon and The Body Shop, in their advertising texts, deconstruct the concept of beauty, bringing it closer to the notions of self-care, identity expression and freedom of choice. Furthermore, one can also observe the discursive changes in the notion of beauty in the analyzed advertising texts, arising from the demands of the feminist movement, as it is from the discussions about the oppression of gender ideology that these agendas are being expanded andmobilized by advertising.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27115
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisebakhtinianadiscursofeminista.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.