Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Thamires Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T22:21:57Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T22:21:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thamires Gomes. A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27108 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to investigate how the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017/2018) addresses the teaching axis (or language practice) “Written Production” (sixth and seventh grades/Elementary School). The interest arose from knowing that the Base intends that the work with the Portuguese language in the classroom takes place by means of the text. This research is bibliographical, documental and also analytical. Thus, to support this study, the official education documents are used, as well as the conceptions about textual production of theorists such as: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) and Bakhtin (2011). From these foundations, an analysis of the writing practice for the years determined in this research is carried out, in the National Base (BNCC), investigating contents, skills and reflecting on the articulation (or not) between these elements. The results show that there are nine objects of knowledge highlighted in relation to the production of texts and thirteen skills to be developed by students over the sixth and seventh years, also related to the productions. The main genres recommended for the series are the news (which, by the way, has a great focus), letters (especially those from the readers), opinion articles, critical reviews, articles for scientific dissemination, short stories and the poem. Furthermore, the BNCC brings, even if modestly, approaches on hypertexts, in an attempt to insert multimodality in basic education. Finally, it is concluded that the BNCC is a document that can significantly help the development of textual production classes, despite its gaps to be filled. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Textos | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Texts | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC | pt_BR |
dc.title.alternative | Written production in the sixth and seventh years of elementary school: an analysis of BNCC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo estudar como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017/2018) aborda o eixo de ensino (ou prática de linguagem) “Produção Escrita” (sexto e sétimo anos/Ensino Fundamental II). O interesse deu-se por saber que a Base intenciona que o trabalho com a Língua Portuguesa em sala de aula se dê por meio do texto. Esta pesquisa tem cunho bibliográfico, documental e também analítico. Assim, para fundamentar este estudo são utilizados os documentos oficiais da educação, bem como as concepções sobre produção textual de teóricos como: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) e Bakhtin (1997/2011). A partir desses fundamentos, realiza-se uma análise da prática de escrita para os anos determinados nesta pesquisa, na Base Nacional (BNCC), investigando-se conteúdos, habilidades e refletindo-se sobre a articulação (ou não) entre esses elementos. Os resultados mostram que há nove objetos de conhecimentos destacados em relação à produção de textos e treze habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo dos sexto e sétimo anos, também em relação às produções. Já os principais gêneros recomendados para as séries são a notícia (que possui, por sinal, um grande enfoque), as cartas (principalmente as de leitores), o artigo de opinião, a resenha crítica, o artigo de divulgação científica, o conto e o poema. Além disso, a BNCC traz, ainda timidamente, enfoques sobre os hipertextos, em uma tentativa de inserção da multimodalidade no ensino básico. Por fim, conclui-se que a BNCC é um documento que pode auxiliar muito o desenvolvimento das aulas de produção textual, apesar de suas lacunas a serem supridas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Catelan, Evandro de Melo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luciana Pereira da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
procucaoescritasextosetimo.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.